II Festival de Portalegre atrai amantes da boa mesa

Publicado em 09 de agosto de 2010

Compartilhe:

Fotos:Rogério Vital/Deguste
 Prato vencedor do Festival "Pirão de Castanha com Galinha Caipira"


O II Festival Gastronômico de Portalegre já virou tradição no Estado. A praça da matriz cel.Vicente do Rego Filho ficou tomada de restaurantes convidados. Entre eles, a pizzaria Calígula de Pipa, o restaurante Alagoano, Mirante Boa Vista, restaurante do Hotel Portal da Serra, Totoia, restaurante da Bica, e Ombak. Entre os bares, o Salsa, Minha Massa, Churrasketto e a chocolataria Showcofrutas.

"Surpresinha da Serra", do Mirante Boa Vista

Na abertura das atividades da tenda gastronômica, os chefs Thiago Gomes e Sanylle Faraj deram as boas vindas ao público que compareceu ao evento.

No primeiro dia as oficinas foram sobre risotos, massas e a cozinha luso brasileira. A coordenação das oficinas ficou a cargo dos chefs Cacau Wanderley e Gabriel Camilo.

O concurso gastronômico foi realizado na segunda noite e contou com a participação apenas de profissionais da região. Os pratos criados levavam ingredientes típicamente regionais como a castanha de caju e o mel.

Os restaurantes, Portal da Serra, Mirante Boa Vista, Pão Nosso, Bar do Aldo e o restaurante da Bica participaram do concurso deste ano.

O vencedor foi o Bar do Aldo, com o "Pirão de Castanha com Galinha Caipira". A criação é de Francisca Siclene de Paiva, esposa do proprietário, que pela segunda vez ganha o concurso gastronômico de Portalegre. Segundo Francisca, o prato conquistou o paladar dos jurados por causa do amor que ela tem pela culinária e também por alguns segredos,
que ela prefere não revelar. "A receita para ganhar é o amor, o carinho, a valorização dos ingredientes que nós temos, e claro, alguns segredinhos ”, explica emocionada.

"Costela Potiguar", terceiro colocado no Festival de Portalegre

Em segundo lugar, ficou o restaurante Mirante Boa Vista, que fez a “Surpresinha da Serra”. O Hotel Portal da Serra, que apresentou a "Costela Potiguar", ficou com a terceira colocação.

Além do reconhecimento da comunidade, todos receberam prêmios artesanais da organização do Festival.

As oficinas tiveram a participação do consultor da Adega Grand Cru, Rodrigo Lima que falou da harmonização de vinhos, e do barista catarinense Alcides Zis que promoveu quatro harmonizações de drinks com cafés, entre elas, o café com pimenta na tenda gastronômica.

 Prefeito de Portalegre, Euclides Pereira de Souza, o proprietário do Bar do Aldo, Aldo de Paiva, a ganhadora do Concurso, Francisca de Paiva e o representante do Governo do Estado, Murcio Sá.


Na tarde de sábado, a chef e consultora Cacau Vanderley animou a festa das crianças na tenda gastronômica e fez  degustação de chocolate com frutas e brigadeiro de colher.
 
Já nos palcos culturais, subiram artistas como, Alexandro Bandeira, a pernambucana Irah Caldeira e o sanfoneiro, cantor e compositor potiguar, Dorgival Dantas.
 
No sábado, foi à vez do Tree Gaúcho, dos Tremendões e do pernambucano Santana. 

No domingo, encerrando a programação do evento, o show ficou por conta da Banda R3, do cearense Waldonys e de Anísio Júnior e Forró Pé de Serra