Praia de Maracajaú recebe Festival Gastronômico

Publicado em 16 de janeiro de 2012

Compartilhe:

A quarta edição do Festival Gastronômico de Maracajaú foi realizado neste domingo (15). O evento, que começou como uma brincadeira entre procuradores do Estado, tem se tornado tradição e a cada ano ganha aspecto profissional. A organização fica por conta da procuradora Leila Cunha Lima de Almeida, que é anfitriã da casa onde acontece o festival.

Prato Medina Marroquina tem sabor, produção e apresentação ao estilo árabe

Ela explica que o concurso contempla três categorias: entrada, prato principal e sobremesa. De acordo com Leila, tudo começou pela afinidade que ela tinha com a gastronomia, bem como alguns dos seus amigos da área jurídica. Não por acaso, a maioria dos participantes são procuradores.

Equipe de jurados entrega prêmio de grande campeão ao consultor geral do Estado, José Marcelo Ferreira (centro)

Nesta edição, o vencedor geral do Festival Gastronômico de Maracajaú foi o consultor geral do Estado, José Marcelo Ferreira Costa. Ele preparou o prato Medina Marroquina, feito de cuscuz marroquino com frango, três tipos de sais e um óleo argan com chá de hortelã. O resultado agradou aos cinco jurados e faturou o titulo de campeão. Além do preparo bem ao estilo marroquino, José Marcelo também usou louça marroquina e fez sua apresentação ao som árabe.

Brincando com o Mar, feito com peixe e arroz de beterraba levou o segundo lugar

Os jurados do festival foram: Manoel Onofre (procurador geral do Estado), Magna Letícia (procuradora adjunta), Elke Cunha (procuradora da Fazenda), Leila Cunha Lima (procuradora do Estado) e Marcelo Dieb (presidente da Associação de Gastronomia do RN).

Ana Cláudia Macedo surpreendeu com suas "Flores de Açucena"  Gustavo Freire ficou em segundo lugar na categoria entrada

Na categoria entrada, o primeiro lugar ficou com a procuradora do Estado Ana Cláudia Macedo, que preparou o prato Flores de Açucena. Já o segundo lugar teve como prato o Praias do RN e foi preparado pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Gustavo Freire. Em terceiro lugar, ficou o casal Danielle Almeida e Djan Daltio, empresários da Saladona e que prepararam uma salada de carpáccio com salmão.

Trio do Mar foi feito pela procuradora Ana Karerina e ficou em terceiro lugar

No quesito prato principal, que teve como vencedor José Marcelo Ferreira Costa, premiou ainda o ex-vereador Emilson Medeiros com o segundo lugar. Ele preparou um prato chamado Brincando com o Mar, feito com peixe com crosta de gergelim e arroz de beterraba com caranguejo. Em terceiro lugar, ficou Ana Karerina Stabile, também procuradora. Ela fez o prato Trio do Mar, combinação de camarão, caranguejo e mexilhão com purê de banana da terra e redução de jaboticaba.

Luiza Azevedo e a sobremea Maravilhas de Cajá Luciana Freire e sua sobremesa Frutos do Porto

O evento premiou ainda Luiza Azevedo e a sobremesa Maravilhas de Cajá. Nesta mesma categoria, o segundo lugar ficou com o húngaro Zsigmond, que serviu uma torta húngara chamada Makosh. Já o terceiro lugar nas sobremesas foi para Luciana Freire e o seu prato Frutos do Porto, feito com manga, chocolate amargo e redução de vinho. Neste ano, a premiação dos vencedores foi escolhida pela própria Leila Cunha Lima que resolveu prestigiar o trabalho da grega Pola Kouli, que mora em Natal e produz vitrais. Para o primeiro lugar geral, o vitral foi feito com base em uma flor do baobá. Já os demais vitrais tinham referencia à flor xanana, que representa o Natal.