Notícias
Página anteriorPotiguar Alexandre Gurgel apresenta culinária nordestina no Rio de Janeiro
O potiguar Alexandre Gurgel tem se destacado por apresentar e ensinar alguns dos segredos da culinária nordestina em oficinas por outros estados brasileiros. Após uma temporada de sucesso no Rio de Janeiro, no último mês de maio, ele foi convidado para passar mais alguns dias na cidade maravilhosa e repassar parte dos seus conhecimentos.
![]() |
![]() |
| Alexandre valoriza elementos do Nordeste | Sorvete de tapioca com calda de café |
Praticante de uma cozinha regional, porém contemporânea, Alexandre revela que apreendeu segredos com a mãe, Zoraide, que também ministrava cursos, e passou a valorizar o Nordeste ainda mais vendo o trabalho do pai, o poeta e folclorista Deífilo Gurgel. “Sou formado em jornalismo pela turma de 1992, mas sempre gostei de gastronomia e de cozinhar para amigos e familiares, sendo cada vez mais incentivado por eles”, revela.
Alexandre Gurgel comenta que, há três anos, a gastronomia passou a fazer parte da sua vida mais ativamente, tanto que no ano passado, ele decidiu deixar o jornalismo um pouco de lado e se dedicar exclusivamente à cozinha. “Atualmente, desenvolvo o trabalho de Personal Cook, realizando todo tipo de evento, bem como realizo cursos e oficinas”.
![]() |
| Alexandre Gurgel e algumas de suas alunas na oficina ministrada no Rio de Janeiro |
Com a experiência adquirida ao longo dos últimos anos, o chef de cozinha elaborou uma oficina chamada Culinária Nordestina e, no mês de maio passado, apresentou-a no Ateliê das Ideias, espaço criado para eventos gastronômicos, no bairro Humaitá, no Rio de Janeiro. “Gosto da cozinha nordestina, mas preparo pratos mais contemporâneos, tentando quebrar aquela impressão de que nossa comida regional é muito pesada. Tanto é que fiz um baião de dois e recebi muitos elogios dos participantes, que se surpreenderam com a leveza”, destaca.
Diante do sucesso da oficina, Alexandre Gurgel foi convidado para mais uma temporada. Desta vez, ele estará no Rio de Janeiro de 26 de junho a 21 de julho. Ele explica que vai repetir a oficina Culinária Nordestina, mas preparou um segundo módulo, denominado Cozinha Nordestina Contemporânea, na qual pretende misturar itens e técnicas de outras culturas, mantendo a base nos ingredientes do Nordeste.
![]() |
| Risoto sertanejo com carne de charque, queijo coalho e banana |
“Estou levando daqui alguns dos nossos principais elementos gastronômicos e que são conhecidos no mundo inteiro, como carne de sol, carne de charque, queijo de coalho, camarão, jerimum, manteiga do sertão, mel de engenho e castanha de caju”, informou. Após a temporada no Rio, Alexandre destaca que irá ministrar oficinas em Brasília, Recife, Mossoró e, posteriormente, em São Paulo.
Alexandre Gurgel – Personal Cook
agpersonalcook@yahoo.com.br
Fone: (84) 8840-2767






