Paulo Guillén

Publicado em 28 de junho de 2012

Compartilhe:

Um dos treinamentos mais conceituados do país em café, o Coffe Hunters' Team, foi realizado este mês, sob o comando do especialista em cafés especiais, Ensei Neto. Participantes de vários estados brasileiros, incluindo o Rio Grande do Norte, visitaram duas das mais importantes regiões produtoras de café do Brasil, Minas Gerais e São Paulo. 

O barista e empresário potiguar, Paulo Guillén, participou do projeto, que já está no seu quinto ano. Entre as regiões visitadas, estavam Carmo de Minas, na fazenda Sertão, referência em qualidade de café no país, e em São Paulo, o município de Amparo, na fazenda Palmares. “Durante muitos anos o Brasil focou no crescimento da produção de café e esqueceu um pouco da qualidade do que se estava produzindo, sinto que hoje, o país passa por uma fase de retomada dessa qualidade”, explica Paulo. 


Um dos pontos que Paulo Guillén observou durante este último treinamento, é que a qualidade do café depende muito do produtor, do cuidado que ele tem com todo o processo e do investimento que esse produtor está fazendo para se qualificar.

O especialista em cafés especiais, Ensei Neto (e), com a equipe do Coffe Hunters' Team 2012

Os participantes do  Coffe Hunter’s Team passaram por uma verdadeira imersão no Universo do Café, mesclando de forma sofisticada conhecimentos de múltiplas áreas como Território, Botânica, Colheita e Secagem, Seleção e Preparo. Uma etapa em Laboratório será realizada em agosto, dos dias 14 a 17, em São Paulo. 

 
 
 www.coffeetraveler.net.