Vinhos Casa Santos Lima

Publicado em 02 de julho de 2012

Compartilhe:

A Fogo & Chama Steak House, em parceria com a importadora Cantu, promoveu mais uma edição de seu Winer Dinner na última sexta-feira, 29 de junho. Desta vez, os convidados do empresário Paulo Galindo, dono da churrascaria, degustaram os vinhos Quinta dos Bons ventos, da vinícola portuguesa Casa Santos Lima. 

Clique aqui e veja mais fotos do evento!

 
O evento contou com a presença de Ricardo Pinto Correia, enólogo e diretor de exportação da empresa, que apresentou os três vinhos da noite. Também acompanhou o enólogo a gerente comercial da Cantu para o Nordeste, Beatriz Maggioni.

Ricardo Correia, enólogo e diretor da Casa Santos Lima Beatriz Maggioni, gerente comercial da Cantu

Antes de falar sobre os vinhos, Ricardo Correia fez um breve relato sobre a Casa Santos Lima, empresa familiar fundada no século XIX pelo negociante de vinhos português Joaquim Santos Lima. Essa vinícola fica localizada em Alenquer, a 45 km a norte de Lisboa. Elabora em 200 hectares de vinha mais de 50 rótulos, e 95% de sua produção é exportada para cerca de 45 países. 

Tornedor de Filet à Quinta dos Bons Ventos

Eles cultivam uma enorme quantidade de uvas típicas portuguesas, como a Castelão, Camarate, Tinta Miúda, Fernão Pires, Arinto, Rabo de Ovelha e Touriga Nacional, dentre outras. O Brasil representa cerca de 10% do volume total exportado, comercializando quase 20 rótulos. Só a Cantu, um dos parceiros da vinícola no país, comercializa quatro rótulos, dos quais três foram degustados em Natal acompanhados de um menu especial para a ocasião, com antepastos, entrada, dois pratos principais e sobremesa.

 
O primeiro vinho degustado foi o Quinta dos Bons Ventos Branco 2010, que apresenta no aroma um bom frutado tropical com algumas notas de floral. De corpo médio e com acidez refrescante, é um muito agradável na boca e harmoniza bem com peixes, de preferência grelhados. Um delicioso e suave consumée de camarão foi servido para acompanhá-lo.

Faisão à Luiz XV foi um dos pratos servidos durante o jantar na Fogo & Chama

A maior surpresa da noite ficou por conta do Quinta dos Bons Ventos 2010, um tinto de excelente custo/benefício, e que já ganhou vários prêmios internacionais, como a Medalha de Prata no Coupe des Nations 2012, no Canadá; a Medalha de Ouro no Concours Mondial de Bruxelles 2011, na Bélgica; e a Medalha de Prata no Austrian Wine Challenge 2011, na Áustria. É o vinho da Casa Santos Lima que mais vende no Brasil, e custa em Natal menos de R$ 40,00. Passa quatro meses em barrica de carvalho português e apresenta uma bonita cor granada. Na boca também é um vinho de corpo médio com fruta vermelha madura. É ideal para acompanhar pratos de carne vermelha, como uma boa picanha grelhada ou um cordeiro, além de carnes de caça. A sua harmonização foi muito bem feita com um Faisão à Luiz XV, de textura muito macia e saborosa.

   
Com passagem de oito meses em barricas de carvalho americano e português, o Quinta dos Bons Ventos Reserva 2007 é um vinho complexo com notas de frutos negros e vermelhos muito maduros. É encorpado, tem taninos firmes e boa presença na boca com acidez equilibrada. Vai bem com carnes grelhadas e foi escoltado com um Tornedor de Filet à Quinta dos Bons Ventos. Sem dúvida, um grande vinho gastronômico.

Beatriz Maggioni, da Cantu, ao lado do empresário Paulo Galindo

Fechando a noite, os convidados provaram de sobremesa o Creme de Papaya com Licor de Cassi, devidamente escoltado pelo espumante rosé francês Veuve Devienne, do portfólio da Cantu. Esse espumante é elaborado pela vinícola Caves de Wissembourg pelo método Charmat na cidade de Wissembourg, no coração da Alsácia. Ele é seco com aroma delicado de frutas vermelhas e muito fresco na boca.

Consumée de camarão foi servido de entrada para os convidados do evento 

Para o empresário Paulo Galindo, o formato do Wine Dinner está se revelando muito interessante porque atinge um público específico que gosta de vinhos e valoriza uma boa harmonização. “É nossa intenção promover outros jantares, sempre que surgir uma boa oportunidade”. Já gerente comercial da Cantu, Beatriz Maggioni, adiantou que a empresa fará em breve outra degustação em Natal, dessa vez com os vinhos tops da vinícola chilena Ventisquero. “O local ainda não está definido, mais será uma degustação muito interessante porque vamos trazer vinhos como o Pangea, por exemplo”.

Clique aqui e veja mais fotos do evento!

Fogo & Chama
Ponta do Morcego
Praia dos Artistas – Natal/RN
Fone: (84) 3202-1971