Notícias
Página anteriorGastromotiva
A culinária seridoense foi destaque em uma aula da Ong Gastromotiva, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Isso porque a potiguar Amália de Medeiros Faria foi convidada para ministrar uma aula sobre o tema, no último dia 12 de junho, e despertou ainda mais a curiosidade dos paulistas para a gastronomia local.
Amália de Medeiros fez curso de cozinheira do Hotel-Escola Barreira Roxa e, atualmente, está fazendo uma pós-graduação em gastronomia brasileira, na UnP. Ela conta que em uma das aulas da pós-graduação a turma recebeu o professor Paulo Machado, que veio de São Paulo para ministrar aula sobre culinária do Centro-Oeste.
“Conversando com a gente, ele revelou que tinha bastante curiosidade de conhecer a gastronomia do Seridó. Como eu sou de Caicó, resolvi levá-lo para conhecer a região. Passamos dois dias pelas cidades seridoenses e mostramos a ele, por exemplo, como é feito queijo e chouriço”, comenta Amália.
![]() |
![]() |
Ela revela que o professor ficou encantado com a riqueza da culinária seridoense e, ao saber que Amália estaria em São Paulo, neste mês de junho, resolveu convidá-la para ministrar aula na Ong Gastromotiva, a qual ele faz parte. A entidade sem fins lucrativos foi fundada em 2006 e tem como objetivo promover oportunidade de transformação na vida de jovens sem acesso a educação profissionalizante.
“Foi a primeira vez que dei aula, mas foi uma experiência muito gratificante. Os alunos adoraram, pois eu preparei, por exemplo, o arroz de leite com queijo de coalho, a paçoca, o arroz doce e feijão verde. Além disso, levei chouriço, queijos e biscoitos. Então, foi sucesso. Quase que eles não deixavam eu voltar para Natal”, brinca Amália de Medeiros.




