Magazzino Vinhos & Cozinha completa 13 anos

Publicado em 16 de abril de 2014

Compartilhe:

O Magazzino Vinhos & Cozinha, a primeira delicatessen de Natal, completou 13 anos, neste mês de abril, mais precisamente no dia 6. A loja, fundada pelo casal Marcelo e Verônica Chianca, é especializada praticamente introduziu a cultura do vinho para os natalenses, pois, além de vender os produtos, sempre se preocupou em orientar aos consumidores sobre as melhores formas de consumo.

 
Marcelo e Verônica são de João Pessoa, na Paraíba. Ela é arquiteta e ele economista. No entanto, no início da década de 2000, decidiram abrir uma delicatessen e, após pesquisarem o mercado natalense, decidiram apostar nessa área. “Naquela época, vinho era um mistério para a maioria das pessoas e, por isso, tivemos muita dificuldade de explicar, por exemplo, que um determinado produtor tinha variações de vinhos e, por isso, alguns eram mais caros que outros, apesar de terem o mesmo nome no rótulo”, lembra Verônica Chianca.

 
Quando abriram o Magazzino, o casal contava com pouco mais de 50 rótulos, principalmente, porque o mercado ainda não absorvia essa variedade. Aos poucos, além do consumidor final, a loja passou a atender e a gerar a demanda em restaurantes, que também passaram a criar cartas de vinhos mais elaboradas.


“Desde o começo, nós queríamos oferecer ao mercado vinhos de qualidade, tanto que não queríamos vender outro tipo de bebida. Além disso, começamos a oferecer outros produtos, como frios, para acompanhar os vinhos. A partir daí, passamos a observar que os clientes sentiam a necessidade de termos pratos e, em 2004, abrimos o winebar, que também foi o primeiro de Natal”, afirma Verônica.

 
Atualmente, o Magazzino tem um cardápio de delicatessen, mas também prepara pratos para jantares, com massas e carnes, por exemplo. Recentemente, a cozinha da loja passou por duas reformas, para melhor atender a demanda de produção. A casa tem apostado em facilitar a vida dos clientes e entregar os produtos prontos para consumo em casa.


Não por acaso, são 24 tipos de molhos e antepastos, dos mais tradicionais aos mais contemporâneos. O Bacalhau a la Chianca, por exemplo, é vendido congelado, sendo preparado com batata, creme de natas, queijo e bacalhau desfiado. Outro sucesso tem sido os molhos vendidos em porções para serem usados nos mais variados pratos, como filés. 

 
Verônica cita ainda o Risoto de Pato, prato que é um dos mais pedidos e que pode ser comprado em separado, arroz e molho, para preparo na casa do cliente. A linha de produção do Magazzino prepara ainda massas e pães e faz pizzas, nas versões de massa fina ou massa grossa, já pré-assada. 


Passados todos esses anos, o casal Chianca afirma que o mercado natalense entendeu a proposta do Magazzino Vinhos & Cozinha e também evoluiu no consumo de vinhos. Isso porque Marcelo Chianca, que é enófilo e consultor de vinhos, sempre se preocupou em levar conhecimentos técnicos aos seus clientes, seja no dia a dia durante atendimento ou promovendo degustações temáticas para grupos. 

 
Atualmente, o Magazzino tem um mix de aproximadamente 350 rótulos, tendo parcerias com algumas das principais importadoras do país, como a Zharil e Hannover, que garantem vinhos de alto nível para os consumidores natalenses. 

 
“Podemos dizer que houve uma evolução fantástica, tanto é que, hoje, as pessoas aprenderam a beber e vinho e até já têm suas adegas em casa. Porém, vale ressaltar que, atualmente, enfrentamos dificuldade, e falo em nome de todos os lojistas, porque o Brasil tem uma carga de impostos muito alta e, além disso, cada estado aplica a sua. Ou seja, muitos clientes estão deixando de comprar vinhos nas lojas para comprar através da internet ou quando viajam para fora do Brasil, porque vão deixar de pagar o preço do imposto”, completa Marcelo Chianca.
 
Magazzino Vinhos e Cozinha
Rua Potengi, 576
Petrópolis, Natal/RN
Fone: (84) 3212-1477