Adega São Cristóvão promove degustação com vinhos da Tinedo

Publicado em 13 de outubro de 2014

Compartilhe:

Fotos: Benício Siqueira / Deguste
Fernanda Balotim, da Domno, Paula Velasco, da Tinedo, Alexandre Santana, dono da Adega São Cristóvão, e a empresária Carolina Macedo, do Restaurante Abade


O restaurante Abade, em Natal, foi o local escolhido pela Adega São Cristóvão para a noite de degustação dos vinhos da Tinedo Bodega y Viñedo, que elabora apenas dois rótulos, o Cala 1 e o Cala 2, na região espanhola de Castilla y León.

 
O evento aconteceu na quinta-feira (9) da semana passada, e reuniu um grupo de mais de 70 convidados para ouvir a diretora comercial da Tinedo, Paula Velasco e, antes dela, Fernanda Balotim, gerente comercial da Domno do Brasil, importadora dos rótulos.
 
Fernanda Balotim, gerente comercial da Domno do Brasil Paula Velasco, diretora comercial da Tinedo
 
Fernanda Balotim fez uma rápida apresentação da Domno, empresa que pertence ao grupo Valduga, e que importa vinhos de vários países, como Argentina, Chile, França, e Itália, dentre outros. A Domno elabora, também, um dos melhores espumantes do Brasil, o .Nero, que vem ganhando várias medalhas em concursos internacionais.
 
Já Paula Velasco contou um pouco da história da Tinedo, que pertence à família Alvarez-Arenas, que há gerações dedica-se à produção de vinhos e que, em 2005, inovou o sistema de plantio das videiras, unindo o velho com o novo através do sistema de condução espaldeira, em que a uva tem contato com o sol durante todo o dia, refletindo num fruto de melhor qualidade.
 
Os vinhedos da Tinedo estão enraizados desde 1742 no centro da Espanha, área que possui o maior conjunto de vinhedos de toda a Europa. As uvas são plantadas na região de La Mancha, a terra do herói literário Dom Quixote.
 
 
A degustação foi harmonizada com um cardápio especialmente elaborado por Rosa Macedo, chef e dona do restaurante Abade. De entrada foi servido um Carpaccio de salmão em molho de alcaparras e geleia de pimenta, devidamente escoltado pelo espumante .Nero Brut, de coloração amarelo palha, perlage fino e persistente. Seus aromas denotam notas de frutas tropicais com excelente frescor, equilibrado e com boa cremosidade.
 
Carpaccio de salmão em molho de alcaparras e geleia de pimenta
 
Em seguida foi a vez do tinto de entrada, o Cala 1 2010, elaborado com as uvas Tempranillo (95%) e Cabernet Sauvignon (5%), com maturação em tanques de cimento por 12 meses, apresentando aromas de frutas vermelhas como morango e cereja. Na boca ele apresenta boa estrutura com taninos vivos e agradável persistência. Este vinho casou muito bem com o Filé de Cordeiro ao molho roti com polenta e parmesão.
 
Filé de Cordeiro ao molho roti com polenta e parmesão
 
O Cala 2 2010 é sem dúvida um vinho superior, elaborado com as uvas Tempranillo (95%) e Graciano (5%), com passagem de 18 meses em barricas de carvalho francês de segundo uso. Apresenta aromas de frutas como morango e ameixa com toques de canela e chocolate. Na boca é bem estruturado com nuances de cereja e tabaco. O Cala 2 foi servido com um macio Coração de filé mignon ao molho de gorgonzola com risoto de cogumelo fresco. Foi um casamento perfeito!
 
Coração de filé mignon ao molho de gorgonzola com risoto de cogumelo fresco
 
A sobremesa ficou por conta de uma Pavlova com recheio de frutas, acompanhada do espumante .Nero Moscatel.
 
Alexandre Santana, dono da Adega São Cristóvão, explicou que o evento foi diferente dos que ele costuma fazer. "Geralmente iniciamos com a degustação dos vinhos, para depois servir o jantar. Dessa vez não, os vinhos foram servidos harmonizados com a comida, tornando a experiência mais enriquecedora".
 
Adega São Cristóvão
Av. da Integração, 2179
Candelária – Natal/RN
Fone: (84) 4006-6370
 
Adega São Cristóvão Tirol
Av. Prudente de Morais, 1326 – Loja 3 
Tirol – Natal/RN
Fone: (84) 3025-0065