O jantar de Paula Labaki e Mathieu Michel no Festim da Pipa

Publicado em 17 de outubro de 2014

Compartilhe:

Fotos: Rogério Vital / Deguste
"Entre mares": Pescado de rocha com mel de limão, gengibre, purê de banana e batatas em forma de almôndega com crosta de amêndoas
 
Um dos momentos mais aguardados do Festival Gastronômico da Pipa, que este ano comemora a sua 10ª edição, é o Festim, um verdadeiro "banquete" à mesa, feito por chefs convidados do evento, que mostram para um público verdadeiramente ‘foodie’ as tendências da gastronomia contemporânea.
Chefs Paula Labaki, Carol Labaki e Mathieu Michel, responsáveis pela execução do jantar
 
O 3º  Festim foi realizado na noite dessa quinta-feira (16), no restaurante do charmoso Hotel Ponta do Madeiro. Os chefs que surpreenderam os convidados com um menu muito bem elaborado e criativo foram Paula Labaki e o belga Mathieu Michel, num jantar em quatro tempos. Os pratos servidos foram harmonizados com os vinhos da Canessa & Montanares pelo sommelier Fábio Medeiros.
 
 
O primeiro tempo foi chamado por Paula Labaki de "Primavera à beira-mar", em que Fitas de pepino, tartar de cioba, shiso, ovas de peixe voador, brotos, azeite de ervas frescas e chip de carne de sol formaram uma entrada leve e refrescante. Este prato foi harmonizado com um frozen de pepino e groselha, criação do sommelier, que abriu uma exceção e não serviu vinho. A entrada cresceu na boca com esse drink.
 
Fitas de pepino, tartar de cioba, shiso, ovas de peixe voador, brotos, azeite de ervas frescas e chip de carne de sol Os vinhos da noite foram da Canessa & Montanares
 
O Chef Mathieu Michel ficou com a incumbência de preparar o prato do segundo tempo do jantar, uma "Brisa do mar", bastante elogiado pelos convidados, que simplesmente adoraram os Camarões caramelizados com jamon, salsa de banana com um toque de leite de coco e cubos de abacate. O ponto de cozimento do camarão deixou a sua carne bem macia e saborosa, em perfeita sintonia com o delicado creme de banana. Esse prato foi escoltado pelo vinho Famiglia Canessa Reserva Chardonnay.
 
Barriga de porco prensada em baixa temperatura com duo purê de abóbora e mandioquinha, molho de rapadura e terra de banana com bacon
Camarões caramelizados com jamon, salsa de banana com um toque de leite de coco e cubos de abacate
 
O terceiro tempo também foi de Mathieu Michel com o prato "Entre mares", um Pescado de rocha com mel de limão, gengibre, purê de banana e batatas em forma de almôndega com crosta de amêndoas. Prato de sabor interessante em que a textura delicada do peixe foi confrontada com a firmeza do purê, com final feliz. O vinho indicado por Fábio Medeiros foi mais uma vez o Famiglia Canessa Reserva Chardonnay.
 
Torta de mangaba com acerola vermelha e chocolate a 70% e Verrine de goiaba com mousse de chocolate branco e frutos do sertão
 
Longe de ser uma unanimidade, a carne de porco foi a aposta ousada de Paula Labaki para apresentar o quarto tempo do jantar, que ela chamou de "Festa no sertão". Usando produtos regionais, a chef fez um prato que eu simplesmente adorei, uma Barriga de porco prensada em baixa temperatura com duo purê de abóbora e mandioquinha, molho de rapadura e terra de banana com bacon. O tipo de cocção usado deixou a carne tenra e saborosa com leve crocância na superfície. E o molho de rapadura conferiu ao prato um toque agridoce, que me agradou muito. O Famiglia Canessa Gran Reserva Pinot Noir foi o vinho da harmonização.
 
Luís Montanares, da Canessa&Montanares, Paula Labaki, sommelier Fábio Medeiros, Mathieu Michel e Carol Labaki
 
A jovem chef Carol Labaki, filha de Paula, foi a responsável pelo último ato da noite, as sobremesas, divididas em duas: "O sertão floresceu", uma deliciosa Torta de mangaba com acerola vermelha e chocolate a 70%, e "Transferência do Sertão", uma Verrine de goiaba com mousse de chocolate branco e frutos do sertão. Tudo muito gostoso. A harmonização foi feita por contraste, servindo o espumante rosé Courmayeur brut, da Serra Gaúcha, que serviu para limpar a boca entre uma sobremesa e outra.