Charuto e biscoito?

Experiência Cigar - Ismaelson Rego

Compartilhe:

 

Isso mesmo, das gratas surpresas que minhas pesquisas e estudos em busca de harmonizações surpreendentes me trazem, descobri em Totta Tabacaria, aqui em Natal, os biscoitos Bardan, produzidos em Goiânia, com uma linha de sabores e uma bela apresentação que impressionam.

Os meus escolhidos para a harmonização com charutos foram caramelo com flor de sal e o de chocolate. Os biscoitos são finíssimos trazendo uma crocância diferente do convencional, o que já traz uma sensação diferente. Ingredientes como caramelo, flor de sal e chocolate fazem uma harmonização interessante, agregando muito bem as notas provenientes de tabaco.

Outra combinação que, para mim, fez todo o sentido é quando adicionamos na harmonização cafés e licores, uma brincadeira entre doce e amargo onde há um trio perfeito e que funciona bem até mesmo isoladamente.

O universo do charuto é muito rico gastronomicamente falando, pois posso citar outras combinações que já trabalhamos como pipoca, charcutaria, ostras, dentre muitas outras, e esse é um dos grandes prazeres à disposição dos aficionados com a mente aberta para novas experiências.

A cultura do charuto não tem limites em novas combinações. Uma boa harmonização não tem certo ou errado, nem muito menos preço, o que vale é a satisfação e o prazer de quem degusta.