Colunas
Página anterior
Enogastronomia na Patagônia
Em viagem à Patagônia Argentina, na primeira semana de outubro, para visitas técnicas às bodegas e tour enogastronômico pela terra do cordeiro (chivito), das pêras William’s e maçãs, vivenciei uma experiência gastronômica sem igual no Restaurante Saurus, da Bodega Família Schroeder.
![]() |
Depois de uma larga cata de vinhos na sala de prova da bodega, onde degustei 25 rótulos distintos, o menu executivo do Chef Sebastián Grimaldi, caiu como um manjar dos deuses, revigorante.
Uma seqüência de pratos e vinhos deliciosos, que tornaram única a ocasião não só pela apresentação e qualidade das iguarias, mas também pela atmosfera que conjugava a energia dos comensais, num lindo e panorâmico restaurante, com visão bucólica dos vinhedos e um serviço impecável, com pratos e vinhos maridados na mais perfeita comunhão de bens.
![]() |
De Entrada, Lâminas de pulpo (polvo) marinado y grillado sobre papa rústica com creme de ajos hormeados y suave salsa de dos pimentos. O vinho para este prato, um Espumante (Rosé de Noir) Rosa de Los Vientos Brut Nature, elaborado com 100% de Pinot Noir que comungou sinergicamente com o polvo.
O Prato Principal: Gogot de Cordero Patagônico prensado em salsa de vino Pinot Noir, acompañado de risotto cremoso com aspárragos verdes teve como vinho cara-metade o Saurus Select Pinot Noir 2013. Um reencontro do vinho como ingrediente a acompanhante, formando um casamento perfeito com o prato.
A Sobremesa: Variación de cacao y chocolates con crocante de nuez fora maridada com Saurus Pinot Noir Tardio 2010, que resultou numa assertiva combinação com o chocolate e a noz do prato.
Uma manhã intensa e inesquecível, de lauta refeição e vinhos pra lá de bons, numa atmosfera capaz de alimentar o corpo, o espírito e o intelecto.