A partir desta quinta-feira (6), o Litoral Sul pernambucano se transforma em um destino gastronômico. Isso porque até o dia 16 de dezembro, Porto de Galinhas, sediará o II Porto Gastrô. Nesse período, 18 restaurantes participam do festival gastronômico, cuja programação inclui a realização de uma feirinha com artesanato, comidas típicas e apresentações culturais.
A proposta é tornar os estabelecimentos mais competitivos, preparando-os para a Copa do Mundo de 2014. Além disso, o Porto Gastrô visa promover comercialmente os restaurantes participantes e potencializar a rede de relacionamentos entre os empreendimentos e seus parceiros, além de resgatar e valorizar os produtos regionais ao inseri-los no cardápio das casas. Nesta edição, os pratos têm como ingrediente comum o coco.
Antes de o evento chegar ao grande público, porém, muito trabalho foi feito. Os restaurantes participantes foram alvo de capacitações promovidas pelo Sebrae em Pernambuco e o Senac, que incluíram curso preparatório de atualização de garçons e de design de pratos, bem como a realização do Programa Alimento Seguro (PAS), cujo objetivo é reduzir os riscos dos alimentos à população, e de consultoria do SebraeTec a respeito de mídias sociais.
O II Porto Gastrô é uma realização da Associação Porto da Boa Mesa e Sebrae em Pernambuco, com apoio do Senac, Prefeitura de Ipojuca e Luck Viagens.