Você tem sede de quê?

Saberes do Vinho - Gilvan Passos

Compartilhe:

 

Título incidental do refrão da música “COMIDA” da banda Titãs (Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto)

“Quem não sabe o que quer do vinho, não sabe que vinho quer”

(Gilvan Passos)

A grande maioria dos consumidores de vinhos não sabe o que responder quando pergunto o que mais os impressiona nos vinhos que provam e aprovam. É que a grande maioria dos consumidores não está prestando atenção no vinho como uma bebida que proporciona prazer e é capaz de impressionar, sobremaneira, os sentidos.

O fato é que todo vinho tem inúmeras características, algumas delas, ou o conjunto de todas, podendo agradar ou não os sentidos dos apreciadores em uma escala amplamente variável de satisfação.

Essas características são percebidas e interpretadas pelos nossos sentidos através dos elementos contidos nos vinhos como substâncias olfativas mais ou menos voláteis, açúcares, ácidos, taninos, antocianinas (matéria corante) e álcool.

Estes elementos que, capturados pelos nossos sentidos e interpretados pelo conhecimento empírico ou pela técnica, são percebidos como o perfume do vinho em menor ou maior intensidade, equilíbrio ou desequilíbrio, estrutura ou leveza, complexidade ou frutuosidade, agradando ou não na medida em que estamos aptos a compreender a bebida.

Foi pensando nessa desatenção dos consumidores, que torna a compreensão do vinho tímida em relação ao potencial de percepção da bebida, que escrevi o e-book “Aprenda a comprar vinhos como um expert”, destinado àqueles que querem fazer os investimentos mais assertivos em vinhos.

E um dos primeiros capítulos desse guia de compras denominei de provocações, que conduzirá o leitor e refletir sobre o sentido das suas escolhas e preferências, para, a partir daí, saber o que realmente lhe agrada nos vinhos, que prova e aprova. Afinal de contas, vinho bom é aquele que você gosta.

Se você quer saber como comprar vinhos assertivamente, partindo das suas reais escolhas, entre em contato comigo pelo Instagram @gilvandelospassos, que darei orientações quanto ao acesso a esse instrutivo guia de compra de vinhos.