18º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes acontece de 21 a 30/08

Publicado em 11 de agosto de 2015

Compartilhe:

Fotos: Divulgação
O chef Julien Mercier, de São Paulo, vai comandar um dos jantares que o festival promoverá
 
De 21 a 30 de agosto acontece em Tiradentes, cidade histórica mineira, a 18ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes. O evento faz parte do Projeto Fatura e incentiva e movimenta a economia do município através da comida.
 
O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes tem como norte uma pesquisa da Expedição Fartura Gastronomia que já esteve em 21 estados e o Distrito Federal com o intuito de mapear regiões, produtos, produtores, chefs e tradições culturais de cada lugar.
 
Chef francesa Laela Mouhamou estará em Tiradentes, fruto de um intercâmbio que o festival fará com a cidade de Mougins, na França Xavier Burelle é outro chef francês que estará em Tiradentes como parte do intercâmbio selado com a cidade europeia
 
Vários profissionais de todo o país ligado à gastronomia estarão no festival. Alguns deles serão a renomada chef Daniela Martins, do Lá em Casa, em Belém, a chef Márcia Pinchemel, do Antônia Bistrô, de Goiás, e Rosa Nunes, do Cabana do Lago de Tocantins. Guilherme Ferreira, que produz o queijo da Serra da Canastra, em Minas Gerais, recentemente premiado como um dos melhores queijos do mundo pelo Mondial Du Formage de Tour, na França, é outra atração do evento.
 
A 18ª edição do festival também vai priorizar os jantares realizados com a presença de chefs famosos do país. Serão 16 jantares durante os dias do evento, promovidos em quatro restaurantes locais pelos chefs Rubens Beltrão, do Via Destra, Rodolfo Mayer, do Angatu, Rafael Pires, do Pacco & Bacco, e Tanea Romão, do Kitanda Brasil, que serão os anfitriões de chefs como Manu Buffara, de Curitiba, Rafa Costa e Silva, do Rio de Janeiro, Rolland Villard, também do Rio de Janeiro, entre outros.
 
O chef mineiro Léo Paixão vai estar no festival de Tiradentes e, em setembro, representará o evento na França A chef Manu Buffara também será atração na 18ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes
 
O festival conta ainda com apresentações artísticas e musicais; roteiros gastronômicos pela cidade e circunvizinhanças – visita a um dos alambiques mais antigos do país, por exemplo -; um intercâmbio entre Tiradentes e Mougins, na França, com a vinda de chefs franceses à cidade, entre outras atividades.
 
Mais informações e programação completa do festival: http://www.farturagastronomia.com.br/tiradentes/.
 
Sobre o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes 
 
O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, cuja primeira edição foi em 1998, transformou-se em um marco para a cidade. O evento movimentou a economia e a comunidade local, contribuindo para o crescimento nos serviços de restaurantes, pousadas, bares e lojas em mais de 300% em 10 anos, de acordo com dados do IBGE, e em 2009 esses serviços já representavam 50% do PIB da cidade. Hoje, Tiradentes possui 7 restaurantes estrelados no Guia 4 Rodas, mais do que muitas capitais do País, ocupando, junto com Recife, o quinto lugar no ranking de cidades com mais restaurantes estrelados. Em 2014 o evento contou com a participação de aproximadamente 90 chefs, produtores, expositores e outros membros da cadeia produtiva da gastronomia que juntos foram responsáveis pela realização de mais de 170 atividades gastronômicas, entre aulas, jantares e restaurantes na praça, espaços de exposição e comercialização de produtos, além de 94 atrações artísticas, contabilizando mais de 40 mil visitantes na cidade. O festival já recebeu – desde o início – chefs de 18 países, como Espanha, França, Itália, Argentina, viabilizou mais 160 festins e 77 mil pratos servidos nos jantares envolvendo mais de 5.500 profissionais. Além disso, recebeu lançamentos de livros sobre o tema, exposições e exibições de vídeos.