A boa gastronomia de Galinhos

Publicado em 18 de fevereiro de 2010

Compartilhe:

Fotos e textos: Rogério Vital/Deguste
Às margens do rio Aratuá, o restaurante oferece um cenário contemplativo, ideal para descansar enquanto se degusta pratos bem feitos e fartos

 

Diversas geleias também são preparadas no local

O famoso município de Galinhos, a 174 km de Natal, dispõe de opções gastronômicas de excelência e uma hospitalidade sem igual. A equipe do Portal Deguste esteve por lá nesse feriado de carnaval e traçou um pequeno roteiro, a começar pelo Chalé Oásis. Localizado às margens do rio Aratuá, o local é a porta de entrada dos turistas que chegam de barco à península potiguar.

O restaurante da pousada tem uma bela vista para o rio, onde é possível saborear e relaxa ao mesmo tempo. A proprietária, Maria Clara, há oito anos vive nesse paraíso e elaborou um cardápio de alta qualidade. E a cozinheira Rosana Siqueira é quem prepara pratos deliciosos, o couvert de entrada com torradinhas, geleia de laranja, patê de atum, pepinos e manteiga, além de uma entrada bem leve para não tira o apetite.

O prato principal é o Peixe da Minha Terra acompanhado de arroz colorido e purê de batatas com azeitonas. O peixe pode ser uma posta de sirigado frito no azeite com dentes de alho esmagados e polvilhado de coentros. É possível saboreá-lo com tranquilidade enquanto apreciam-se os barcos que vão e vem cortando as águas do rio, trazendo turistas e fazendo passeios.

Para quem gosta de sobremesa portuguesa tem uma deliciosa Baba de Camelo com mousse de chocolate. Para os amantes de vinhos portugueses, o restaurante dispõe de vários rótulos, um deles é o Kompassus e o vinho branco Quinta da Siqueira, da região do Douro, em Portugal. O funcionamento do restaurante é de 12h às 15h30, e das 18h30 às 21h30.

Chalé Oásis
(84) 3552-0024 / 9961-3226

_____________________________________________________________________________
 

Macedoine de legumes é um dos pratos mais procurados e vem servido com camarão ao alho e óleo com vinagre e reduzido de bálsamo


Selma Costa ao lado do filho, o chef francês Evandro Van Assche

Já a empresária Selma Costa e o filho-chef Evandro Van Assche há oito anos mantêm a pousada Brésil Aventure, localizada de frente para o mar. O restaurante do lugar tem em seu cardápio uma cozinha regional com toque francês.

Evandro é francês e estudou três anos na École Horteliere de Paris e outros três no Institut Paul Bucose, também na capital francesa, onde formou-se em gastronomia. Além do menu especial, os clientes têm varias opção de entradas, uma delas é o Macedoine de Legumes com camarão ao alho e óleo com vinagre e reduzido de bálsamo.

O prato principal chama atenção pela apresentação. Pimentão recheado com cordeiro picado e uma massa tagliatelle com tomate picado e pimenta do reino fresca. E para quem gosta de sobremesa tem uma de dar água na boca, um mousse de maracujá com frutas picadas servido na própria casca do maracujá e uma sobremesa francesa que conhecemos bem o Petit Gatteau.

No cardápio, o cliente pode encontrar outras opções bem requintadas, a exemplo do peixe ao molho de camarão preparado com azeite de dendê, servido com arroz, pirão e salada. E tem ainda a lagosta na prancha com arroz, purê e salada.

Na carta de vinho, vários rótulos, entre eles os chilenos Concha y Toro, Santa Helena reservado e Casillero del diablo.

Brésil Aventure
(84) 3552-0085

  
_____________________________________________________________________________

 

A pizza marguerita faz sucesso entre os clientes do local, aberto há três meses

Ivanaldo do Nascimento confiante com o novo negócio

 

E para quem busca algo mais descontraído, nada mais adequado do que visitar uma pizzaria recém-inaugurada ainda sem nome. Aberto há dois meses, o local já vem conquistando o público que aprecia uma boa pizza.

O proprietário e sócio do local, Ivanaldo do Nascimento, há vinte anos trabalhava no ramo de padaria em Touros, e em visita a Galinhos resolveu investir no seu próprio negocio.

Passou a morar na cidade há cerca de quatro anos, quando convidou seu irmão Aluisio do Nascimento, que atuava como forneiro de padaria, para ser seu sócio na pizzaria.

O sucesso é visível. Uma prova é que eles chagam a vender mais de vinte pizzas e cerca de cem brotinhos (minipizzas) por noite, na alta estação. A casa serve também sanduíches, tortas e sobremesas. O horário de funcionamento da pizzaria é das 18h às 22h.

Pizzaria e lanchonete
(84) 8886-6397