A comida peruana do Kausai

Publicado por Benício Siqueira em 08 de janeiro de 2020

Compartilhe:

Kausai é ótima opção gastronômica em Pipa

A experiência de seis anos trabalhando em restaurantes em Andorra, pequeno país da Europa situado entre a França e a Espanha, nas montanhas dos Pireneus, moldou definitivamente a vida profissional da chef Luciana Galvão, dona do Kausai Cevicheria, na praia de Pipa.

Nativa de Tibau do Sul, Luciana começou a cozinhar ainda adolescente, passando por vários restaurantes da cidade, inclusive o Camamo, do chef Tadeu Lubambo, onde ficou por cerca de quatro anos.

 

De sua vivência na Europa, onde chegou a ser subchef no restaurante do Carlton Plaza Hotel Andorra la Vella, Luciana trouxe a exigente disciplina da cozinha, fundamental para o sucesso de um bom restaurante, além das técnicas modernas para dar suporte no preparo dos pratos.

Funcionando desde novembro de 2017 na Villa Kanto da Pipa, o Kausai é um restaurante de culinária peruana, que tem como carro chefe os ceviches, servidos em sete opções: peixe branco (feito com leite de tigre, cebola e coentro), atum, misto (peixe branco, camarão e lula), polvo teriyaki, camarão, peixe quente clássico, manga verde e misto de la casa (manga, tangerina, gengibre, cebola roxa e coentro).

Polvo com salsa criolla

Antes de abrir o Kausai, a chef tinha um restaurante em Tibau do Sul, o Mesclum Gourmet, de cozinha contemporânea. A ideia de abrir o Kausai surgiu depois que ela começou a servir o ceviche no Mesclum. Como a aceitação dos clientes foi imediata, principalmente entre os estrangeiros, Luciana aproveitou uma oportunidade e foi para Pipa, fechando o restaurante na sua cidade.

Para abrir o Kausai, a chef estudou muito sobre a culinária peruana, bastante valorizada no mundo inteiro. “Fiz muitas pesquisas e experiências para chegar no cardápio que eu trabalho hoje”, conta Luciana, que ganhou, em 2018, o Festival Gastronômico da Pipa, na categoria Entrada, com o prato Tiradito Nikkei de Peixe Branco. “Foi uma emoção muito grande”.

Tradito nikkei de peixe branco

Em maio de 2019, Luciana viajou ao Peru por 11 dias, para conhecer a essência da culinária que ela abraçou para trabalhar profissionalmente. Ela aproveitou e fez, inclusive, um curso de ceviche na histórica cidade de Cusco. “Essa viagem foi muito importante porque eu conheci de perto a comida que eu faço no meu restaurante”.

A cozinha do Kausai é muito saborosa e carregada de texturas variadas e muitas cores, deixando os pratos mais bonitos e apetitosos. Além dos ceviches, o cardápio brinda os clientes com ótimas opções, como a causa limeña, combinados, tiraditos nikkei, poke havaiano, chicharron misto com molho picante, papa la huancaina (batatas cozidas com molho aji), choras la chalaca, polvo com salsa criolla, além de outros pratos surpreendentes.

Tradicional Causa Limeña

A decoração do restaurante tem elementos e cores do artesanato peruano, criando uma atmosfera típica de uma casa andina. Dividido em dois ambientes, as pessoas podem se acomodar em uma área fechada ou em charmoso espaço externo.

A boa cozinha do Kausai já começa a “correr” de boca em boca pelo público mais gourmet que frequenta a praia de Pipa. “Meu público se divide entre as pessoas que moram ou frequentam Pipa regularmente, e aqueles que vêm pela primeira vez e que não abrem mão de comer bem”, afirma Luciana, toda orgulhosa.

Restaurante tem dois agradáveis ambientes

 

Kausai Cevicheria & Cia
Av. Baía dos Golfinhos, 234 – Villa Kanto da Pipa
Pipa – Tibau do Sul/RN
Fone: (84) 99489-7048
Instagram: @kausaicevicheriacia
Facebook: kausai cevicheria & cia