A gastronomia perde Fernando Medeiros Santos, fundador do Camarões

Publicado em 03 de fevereiro de 2014

Compartilhe:

Não dá para medir o tamanho da perda que a gastronomia potiguar teve com o falecimento, no mês passado, do empresário Fernando de Medeiros Santos, fundador da marca Camarões. A grife culinária é, provavelmente, a de maior sucesso na história recente do Rio Grande do Norte.
 
Nascido em Natal, Fernando começou a vida profissional como funcionário público na Emparn – Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, onde trabalhou no Projeto Camarão, acompanhando toda linha de produção do crustáceo e lidando com as pesquisas para melhorar a qualidade do produto que viria a figurar, anos mais tarde, como um dos principais itens da pauta de exportações do RN.
 
Em 1987, quase uma década após ter ingressado no funcionalismo público, Fernando fez pós-graduação em Administração e percebeu sua aptidão para se tornar empresário. Durante uma licença prolongada do trabalho, tentou virar dono de motel. Chegou, inclusive, a preparar um projeto, comprar um terreno e ingressar com um pedido de financiamento bancário. Na época, porém, não havia dinheiro no banco para financiar motel. Somente hotel.
 
Fernando, então, contatou um colega gerente de banco e pediu a consultoria dele para conseguir financiamento para um restaurante. Esbarrou em outro impedimento. Havia dinheiro, sim, para financiar a construção de um imóvel, mas teria que ser residencial e não comercial. Ao invés de desistir, Fernando persistiu. Construiu a sede do primeiro restaurante Camarões na, então, Estada de Ponta Negra (hoje Av. Engenheiro Roberto Freire), como uma casa de praia. Após a liberação da última parcela do financiamento, derrubou duas paredes internas que tinham sido construídas propositalmente sem função e deu início ao seu sonho empresarial, passando a utilizar o imóvel recém-construído, como um restaurante.
 
O primeiro Camarões foi inaugurado no dia 5 de julho de 1989. Neste dia, foram servidas cerca de 10 refeições para parentes e amigos próximos do dono. Desse dia em diante, o negócio só fez crescer. Atualmente são quatro restaurantes, administrados pela ex-mulher de Fernando e também fundadora da casa, Vânia de Araújo Bezerra, e pelos filhos do casal.
 
Fernando de Medeiros Santos morreu no dia 17 de janeiro de 2014, de câncer, em Natal. Tinha 57 anos. A Revista DEGUSTE lamenta profundamente a perda. Irreparável para a família. Terrível para o mercado inteiro. Em 2005, quando a Revista Deguste foi fundada, Fernando Medeiros foi o primeiro entrevistado.