Abrasel na Pipa busca fortalecer setor gastronômico em parceria com a comunidade

Publicado por Redação em 02 de julho de 2021

Compartilhe:

Praia da Pipa é o principal destino turístico do RN, depois de Natal (Foto: Canindé Soares)

Empresários do setor gastronômico da Pipa, em Tibau do Sul, fundaram, em junho de 2020, a regional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Denominada de Abrasel na Pipa, a organização tem promovido, a partir da formação, uma série de ações que visam a fortalecer o segmento de alimentação fora do lar na região, inclusive buscando, gradativamente, expandir sua abrangência para todo o litoral Sul potiguar.

A boa gastronomia de Pipa é reconhecida internacionalmente (Foto: Rogério Vital / Deguste)

Presidente da Abrasel na Pipa, Adrianne Ciantelli explica que diante da pandemia do novo Coronavírus foi preciso mobilizar atenção especial a esta questão: ajudar os estabelecimentos a implantar os protocolos sanitários prescritos pela Abrasel nacional. Foram realizadas, ainda, ações na praia e na rua principal, informando à população e aos turistas sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do vírus.

 

Porém outros projetos estão saindo do papel, destacando o foco da entidade em Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Um dos projetos é a criação do selo Pipa Sustentável, em parceria com o Sebrae, em que os associados estão sendo treinados para implantarem a coleta seletiva em seus estabelecimentos.

Os frutos do mar são bastante explorados pelos restaurantes de Pipa (Foto: Rogério Vital / Deguste)

Em paralelo, a Abrasel criou a campanha “Ajude o Gomes”, visando a arrecadar fundos para expandir o trabalho de reciclagem do catador Durval Gomes, pioneiro da coleta seletiva na Pipa.

“Entendemos que estamos inseridos dentro de uma comunidade e que precisamos influir de uma maneira positiva com a população local”, diz Adrianne, que prevê, também, um trabalho contínuo de qualificação profissional na região. “O nosso segmento depende de outros setores, por isso é importante estar conversando com a comunidade. Queremos promover formação de mão de obra qualificada e traçar parcerias”.

Restaurantes já registram aumento no movimento com chegada dos turistas (Foto: Rogério Vital / Deguste)

Outra iniciativa é colocar Pipa no calendário nacional de eventos da Abrasel, de modo que a localidade ganhe novas programações, como festivais gastronômicos, que vão ajudar a movimentar o turismo.

Praias do centro de Pipa são bem frequentadas pelos turistas (Foto: Rogério Vital / Deguste)

“As belezas naturais são o principal atrativo da Pipa, no entanto, queremos fazer daqui um destino gastronômico conhecido em todo o Brasil. Há na Pipa representantes das cozinhas de todo o mundo, ótimos pratos e preços. É importante divulgar essa riqueza”, comenta a presidente da Abrasel local.

Paulista que frequenta Pipa há 30 anos – e moradora há pelo menos cinco anos -, Adrienne é proprietária de empório La na Casinha e sócia do Bar Fonte da Pipa. Ela critica as aglomerações que se formaram durante o carnaval, reconhecendo que as cenas prejudicam a imagem da praia, todavia lamenta a pressão que se tem feito aos bares e restaurantes.

Vista das praias do centro de Pipa (Foto: Rogério Vital / Deguste)

“Vincular as aglomerações ao setor é um equívoco. Dentro dos estabelecimentos, os protocolos estão sendo seguidos rigorosamente”, argumenta a empresária. “O problema é que deixam Pipa receber um número muito grande de pessoas, sem existir planejamento urbano para isso”.

Abrasel Pipa
@abraselnapipa