Alunos de gastronomia criam projetos e apresentam em feira na UnP

Publicado em 07 de dezembro de 2011

Compartilhe:

Os alunos do curso de gastronomia da UnP realizaram mais uma feira de exposição de projetos criados pelos próprios estudantes. O evento é realizado na unidade da universidade na avenida Engenheiro Roberto Freire, em Capim Macio, e conta com a participação de mais de 250 pessoas, entre alunos e professores.

Carpaccio de atum com redução de goiaba, salmão selado com crosta de castanha e sopa aromatizada com legumes

A professora Ester Carvalho, uma das organizadoras, explica que todos os semestres os estudantes do 4º Período pagam a disciplina Estudos Integrados, cuja uma das atividades é a realização da feira. “Eles têm como tarefa idealizar e planejar detalhadamente um estabelecimento no ramo da gastronomia. Depois, expõem e vendem suas ideias”, afirma.

Evento é aberto ao público e segue até a próxima sexta-feira

Na feira gastronômica montada neste semestre, por exemplo, os alunos desenvolveram projetos de bistrôs, restaurantes, cafés e até casa de eventos. “Para dificultar um pouquinho mais a tarefa deles, estabelecemos ingredientes específicos para que cada grupo desenvolvesse um prato”, completa Ester Carvalho.

 
De acordo com a professora, os estudantes desenvolveram projetos de restaurantes institucionais, a la carte, sushi, restaurante de hotel e também buffet infantil. Na tarde desta quarta-feira (7), 100 alunos do turno vespertino expuseram seus trabalhos. Nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9), será a vez dos estudantes do turno noturno.

Café preparado pela Café Tropical tem grão 100% arábico e é um dos destaques da feira

A estudante Marylane Rocha, integrante do Cactos Bistrô, conta que o grupo pensou desde a criação do cardápio, quantidade de funcionários, estrutura, bem como a elaboração da planta e do estilo de atendimento.  Todos esses quesitos são avaliados pelos professores, mas também podem ser avaliados por empresários que queiram comprar as ideias dos alunos.

 
Namir Strejevitch, por sua vez, ressalta que a Grão Nobre Risoteria tem como foco a valorização de produtos da terra e seu grupo, inclusive, teve que desenvolver receita a partir da carne de porco, camarão, creme de leite, castanha e shoyu. O evento também contou com um stand de café, o Café Tropical, que apresentou grãos 100% arábicos. Outra novidade da feira foi a Sarbatori Casa de Eventos, que apresentou a proposta de serviço empratado e personalizado, tendo como foco gastronômico a finger food e menu degustação, além de oferecer produtos descartáveis de luxo.  


Clique aqui e veja mais fotos!