Amigos celebram mais uma edição do Festival Gastronômico de Maracajaú

Publicado em 14 de janeiro de 2019

Compartilhe:

Fotos: Canindé Soares / Cedidas
Leila Cunha Lima entrega troféu a Ana Cláudia Porpino, campeã geral do festival pelo júri técnico
 
Veraneio é sinônimo de gastronomia, competição e descontração para um grupo de amigos de Natal há 11 anos. Eles realizam um festival gastronômico em uma casa de praia em Maracajaú, no litoral norte de Natal.
 
"Doce Invasão" (torta de maçã e caju com sorvete de cream cheese, aromatizada com cumaru, caramelo de cerveja Heineken e crocante de cacau)
 
O Festival Gastronômico de Maracajaú, como fora batizado o encontro, tem como anfitriã e idealizadora a Procuradora do Estado Leila Cunha Lima.
 
Competidores do 11° Festival Gastronômico de Maracajaú
 
A edição 2019 do festival aconteceu no sábado (13) e houve disputa em três categorias – entrada, prato principal e sobremesa. Um júri técnico escolheu os melhores de cada grupo e ainda o campeão geral. Também foi indicado um vencedor geral pelo júri popular.
 
Os atributos avaliados dos pratos são sabor, criatividade e apresentação.
 
Lorena Laurentino ganhou na categoria Entrada Janaína Amaral, primeira colocada na categoria Prato Principal
   
"Vieira vestida de verão" (espetos de vieiras com bacon crocante, cama de cajá e um toque de manjericão)
 
Leila Cunha Lima, Elke Cunha, Magna Letícia, José Marcelo e Thiago Cavalcante formaram o time de jurados técnicos e deram o título de campeão geral a Ana Cláudia Porpino, que foi a primeira colocada na categoria Sobremesa, com “Doce Invasão”, uma torta de maçã e caju com sorvete de cream cheese, aromatizada com cumaru, caramelo de cerveja Heineken e crocante de cacau.
 
“Moqueca de Robalo com água de coco” (filé de robalo, dendê, cebola, pimentão amarelo e vermelho, tomate, água de coco, ovo de codorna e banana da terra e castanha triturada, servidos no coco verde e decorados com flores comestíveis)
 
O júri popular reverenciou Lorena Laurentino como a grande vencedora. Ela participou e faturou o primeiro lugar na categoria Entrada do festival, com “Vieira vestida de verão” (espetos de vieiras com bacon crocante, cama de cajá e um toque de manjericão).
 
Janaína Amaral apresenta seu prato ao júri técnico da competição
 
A primeira colocação da categoria Prato Principal ficou com Janaína Amaral, que apresentou “Moqueca de Robalo com água de coco” (filé de robalo, dendê, cebola, pimentão amarelo e vermelho, tomate, água de coco, ovo de codorna e banana da terra e castanha triturada, servidos no coco verde e decorados com flores comestíveis).
 

Amigos que tem em comum o amor pela gastronomia se reúinem todo veraneio para o festival
 
Entrada "Amostradinho Nordestino" Entrada "Polvo Parrachos Pirangi"
   
Prato principal "Polvo Equilibrista" Prato principal "Festim de Cogumelo"
   
Sobremesa "A Bela Manga Adormecida" Sobremesa "Poesia Refrescante"
 
Todos os participantes levam a gastronomia apenas como hobby. No entanto, o nível de competição e os pratos apresentados no festival ficam mais elevados a cada ano, segundo avaliação da anfitriã e jurada Leila Cunha Lima.
 
Confira os pratos e vencedores do XI Festival Gastronômico de Maracajaú:
 
Entrada
1° lugar – Vieira vestida de verão, de Lorena Laurentino
2° lugar – Amostradinho Nordestino, de Paulo Medeiros
3° lugar – Polvo Parrachos Pirangi, de Maria Luiza Negreiros
 
Prato Principal
1° lugar – Moqueca de Robalo com água de coco, de Janaína Amaral
2° lugar – Polvo Equilibrista, de Marísio Neto 
3° lugar – Festim de Cogumelo, de Fabiana Lira
 
Sobremesa
1° lugar – Doce Invasão, de Ana Cláudia Porpino
2° lugar – A Bela Manga Adormecida, de Undário Andrade
3° lugar – Poesia Refrescante, de Ana Carolina
 
1° lugar geral – Ana Cláudia Porpino
1° lugar do júri popular – Lorena Laurentino