Amigos de Petrópolis

Publicado em 25 de julho de 2012

Compartilhe:

A confraria Amigos de Petrópolis, que reúne maîtres, garçons e convidados de uma das principais regiões gastronômicas de Natal, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (25) para analisar cinco vinhos de uma mesma uva, mas de produtores diferentes e fornecidos por cinco lojas diferentes. A uva em questão foi a Carménère.

O evento foi organizado pelos maîtres Assis Vieira e Jean Silvino. Os dois decidiram reunir outros amigos que atuam naquele pólo gastronômico para que mensalmente vinhos fossem colocados em degustação. A primeira delas foi a desta quarta-feira, que aconteceu no Cascudo Bistrô, na Praça das Flores.

 
Os participantes degustaram os vinhos às cegas, que é uma modalidade de degustação em que eles experimentam o produto sem saber qual o nome ou produtor. Durante cada prova, eles vão dando notas e, ao final, é calculado o resultado e aquele que tiver a melhor nata vence. Só então os vinhos são apresentados aos degustadores.

 
Nesta quarta-feira, foram servidos cinco rótulos e o que obteve a maior pontuação foi o Koyle Reserva 2009, levado para o evento pela Grand Cru. O vinho somou 85 pontos. Em segundo lugar, ficou o vinho Veo Grande 2010, fornecido pela A Casa dos Vinhos, e com 78 pontos. A terceira posição foi dada ao De Martino Reserva 347 Vineyards 2010, com pontuação de 74,5, da Vinhedos.

 
Já na quarta posição ficou o vinho Viu Manent Reserva Estate Collection 2010, do Magazzino Vinhos & Cozinha. Ele obteve 74 pontos. Em quinto lugar, com 73 pontos, ficou o vinho levado pela Adega São Cristóvão, o Yali Reserva 2010.


O maître Assis Vieira, do restaurante Abade, explica que o objetivo da confraria é proporcionar cada vez mais conhecimento sobre vinhos para que isso também possa ser repassado aos clientes dos restaurantes. Os encontros deverão acontecer uma vez por mês. Em agosto, a uva Malbec deverá ser colocada à prova.