Amigos realizam festival gastronômico em Maracajaú pela sétima vez

Publicado em 20 de janeiro de 2015

Compartilhe:

Pelo sétimo ano consecutivo, a procuradora do Estado Leila da Cunha Lima recebeu no sábado, dia 17, amigos em sua casa de praia, em Maracajaú, para a realização de um festival gastronômico. O grande vencedor da edição, eleito pelo júri do evento, foi o procurador-geral adjunto do Estado João Carlos Coque, que participou na categoria sobremesa e recebeu, no total, 150 pontos. A ganhadora pelo júri popular foi a jornalista Janaína Amaral.

A anfitriã Leila da Cunha Lima e o vencedor geral do festival, o procurador-geral adjunto do Estado João Carlos Coque
 
A equipe de jurados do festival foi formada por cinco pessoas: a anfitriã Leila da Cunha Lima, as procuradoras estaduais Magna Letícia e Juliana Guerra, a procuradora da Fazenda Elke Cunha e a chef do Dois Bistrô, Ana Roberta. Os acompanhantes dos participantes compuseram o júri popular.
 
Codorna ao molho de laranja
 
O prato de João Coque, chamado de trio clássico de chiffon, continha um bolo ultra leve e macio de origem americana e muito comum no Japão, uma Pavlova (bolo com base de merengue) e um creme brulée. Janaína Amaral, concorrendo na categoria entrada, preparou um camarão na quenga inspirado em Luís da Câmara Cascudo e a filha dele, Anna Maria. Vencedora pelo júri popular, ela ficou em segundo lugar na categoria entrada.
 
Janaína Amaral, vencedora pelo júri popular, e seu camarão na quenga Jordana Àsfora e sua sobremesa Viva o Verão
 
Quem ficou no topo do pódio em “entrada” foi o empresário Militão Chaves. Ele preparou uma ginga, tipicamente nordestina, que vinha banhada em redução de caju com em uma jacuzi de tapioca e prima-dona, com espuma de limão siciliano. A terceira colocação da categoria ficou com a professora Luciana Turini, com o prato Dolce Polvo – berinjelas, purê de batata doce e refogado de polvo.
 
O vencedor geral do festival, segundo o júri, e sua sobremesa Trio clássico de chiffon
 
Camarão na quenga
 
Na categoria sobremesa, que teve João Coque como vencedor, o segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com a gastróloga e proprietária do Gula Sem Culpa, Karina Cunha (prato Pequeno Príncipe) e com a advogada Jordana Ásfora (prato Viva o Verão).
 
Militão Chaves e sua Ginga na jacuzi de tapioca Karina Cunha e a sobremesa Pequeno Príncipe
   
Claudine Góis e sua Codorna ao molho de laranja Mirko Vale e sua Lagosta Chic
 
A categoria prato principal teve como vencedora a publicitária Claudine Góis, que preparou uma codorna ao molho de laranja. O segundo lugar ficou com a funcionária pública Janaína Targino, com um robalo com banana da terra, e o terceiro, com Mirko Vale (prato Lagosta Chic). Cada participante do festival recebeu como prêmio uma foto da praia de Maracajaú clicada por Leila da Cunha Lima.
 
Robalo com banana da terra
 
VII Festival Gastronômico de Maracajaú
 
Entrada:
 
1º lugar: Militão Chaves (Ginga na jacuzi de tapioca)
 
2º lugar: Janaína Amaral (Camarão na quenga)
 
3º lugar: Luciana Turini (Dolce Polvo)
 
Prato principal:
 
1º lugar: Claudine Góis (Codorna ao molho de laranja)
 
2º lugar: Janaína Targino (Robalo com banana da terra)
 
3º lugar: Mirko Vale (Lagosta Chic)
 
Sobremesa:
 
1º lugar: João Carlos Coque (Trio clássico de chiffon)
 
2º lugar: Karina Cunha (Pequeno Príncipe)
 
3º lugar: Jordana Àsfora (Viva o Verão)
 
Vencedor geral eleito pelo júri – João Carlos Coque
 
Vencedora eleita pelo júri popular – Janaína Amaral