Art&Wine consolida atuação com curadoria especializada e capacitação de profissionais

Publicado por Redação em 25 de agosto de 2026

Compartilhe:

O empresário Allan Pedroza, proprietário da Art&Wine, conta com a consultoria de Gilvan Passos na seleção de novos rótulos para a loja

A atuação da Art&Wine no mercado de vinhos vai além da comercialização de rótulos. A empresa também investe na curadoria de produtos, na elaboração de cartas personalizadas e na capacitação de equipes de restaurantes. Um dos profissionais envolvidos nesse trabalho é Gilvan Passos, consultor e especialista em vinhos, que atua diretamente na seleção de produtos e no treinamento de brigadas de garçons e maîtres.

“Meu trabalho aqui, junto com o Allan, é auxiliar no portfólio de vinhos, na elaboração das cartas e, principalmente, fazer a capacitação dos profissionais dos restaurantes onde ele coloca vinho nas cartas, de forma que conheçam os produtos, saibam executar corretamente o serviço do vinho e tenham segurança para apresentar e vender os rótulos aos clientes”, explica Gilvan.

 

O empresário Allan Pedroza, proprietário da Art&Wine, conta, ainda, com Gilvan na seleção de novos rótulos para a loja. O consultor o acompanha em feiras e participa de degustações com produtores, vinícolas e importadoras em busca de produtos que possam ampliar e qualificar o portfólio da empresa.

“Procuramos entender qual era o perfil do cliente para montar cartas de vinhos de acordo com cada operação, com cada empresa, e fazer de forma personalizada”, destaca Allan. Dessa forma, ao longo dos anos, esse trabalho fez com que os vinhos distribuídos pela Art&Wine passassem a estar presentes em alguns dos principais restaurantes de Natal.

Atualmente, a empresa conta com mais de 2 mil rótulos de diferentes regiões produtoras do mundo. Além disso, também vem ampliando a presença de vinhos brasileiros, acompanhando uma mudança no comportamento do consumidor e o crescimento da qualidade e da aceitação dos produtos nacionais.

A empresa conta com mais de 2 mil rótulos de diferentes regioes produtoras do mundo

Gilvan Passos informa que o vinho brasileiro vive um momento de evolução e já conquistou espaço no mercado internacional. Além dos tradicionais espumantes, vinhos brancos e tintos nacionais vêm ganhando cada vez mais espaço entre consumidores e nas cartas de restaurantes. “O consumo de vinho brasileiro é bem mais expressivo do que era uma década atrás. Ainda existe algum preconceito, porém já quebramos muitos paradigmas”, afirma.

A percepção é compartilhada por Allan Pedroza. De acordo com ele, a Art&Wine acompanha de perto o crescimento do consumo de vinhos brasileiros. “A presença dos rótulos nacionais aumentou significativamente nos últimos anos, especialmente no segmento de vinhos tranquilos, além dos espumantes, que já tinham maior participação no mercado. E esse movimento não tem retorno. A cada ano, observamos mais produtores e mais qualidade”, salienta.

Art&Wine vem ampliando a presença de vinhos brasileiros em seu portfólio

Allan Pedroza lembra que a Art&Wine iniciou as operações em dezembro de 2020 e, a partir de 2021, passou a direcionar uma parte importante da atuação para o mercado de restaurantes, conhecido como on-trade. A estratégia foi entender as necessidades específicas de cada estabelecimento e oferecer soluções personalizadas, em vez de simplesmente trabalhar com a venda de produtos de forma padronizada.

Nesse aspecto, a parceria com Gilvan Passos é considerada estratégica. “A chancela do Gilvan faz toda a diferença. Há muita confiança no trabalho dele e isso nos confere segurança de que estamos entregando algo com qualidade. A gente se sente honrado em tê-lo inserido no nosso time”, afirma.

O brasileiro está consumindo cada vez mais o vinho nacional

Com mais de cinco anos de operação, a empresa projeta continuar crescendo e se consolidar como referência no mercado potiguar. “A nossa meta é ser referência como a melhor distribuidora e adega de vinhos do Estado. Queremos manter um padrão acima do mercado e ser reconhecidos pela qualidade, pelo pós-venda e pela curadoria”, conclui Allan.

Art & Wine
Av. Prudente de Morais, 2005 – Loja C
(acesso pela Art & Conforto)
Barro Vermelho – Natal/RN
Fone: (84) 3190-0838
Instagram: @artwineoficial