Notícias
Página anteriorAula na UnP vira banquete de comida mediterrânea
| Foto: Rogério Vital/Deguste |
![]() |
Aparentemente era uma noite de festa, mas para os alunos do segundo período de gastronomia e do quinto ano de turismo da Universidade Potiguar (UnP), foi um grande desafio. Na quinta-feira, 8 de julho, a UnP realizou a aula prática multidisciplinar que envolveu professores e estudantes na produção de um jantar para convidados, no espaço de eventos da Universidade, na Avenida Engenheiro Roberto Freire. Era um jantar diferente. Em troca da boa refeição, os cozinheiros recebiam notas didáticas e respondiam chamada na caderneta.
![]() |
| Convidados compareceram ao espaço de eventos da UnP |
Esse tipo de jantar começou a ser feito em 2002 na grade curricular do curso de turismo da UnP, idealizada pela professora Zuleide Gonçalves, que ministra da disciplina “Etiqueta pessoal e profissional”. A proposta foi colocar em prática a teoria vista durante o semestre. Os professores participantes foram Cacau Wanderley, Gabriel Camilo, Jussele Lourenço e Priscila Vanini. Na cerimônia de abertura estavam presentes Annamaria Nóbrega, diretora do curso de Gastronomia; Umbelino Gomes, coordenadora da escola de turismo e hotelaria; e Maurício Formiga, diretor do curso de Turismo na UnP.
![]() |
| A professora Zuleide Gonçalves, do departamento de turismo, organiza a aula prática desde 2002 |
No jantar, mais de 200 pessoas entre alunos e convidados. As tarefas foram divididas. Os futuros turismólogos organizaram o ambiente: pratos, talheres e decoração com base nos princípios de etiqueta. Para Zuleide Gonçalves, o evento cria um fortalecimento do aprendizado para os profissionais.
Pela primeira vez na cozinha desde o início do curso, os aspirantes a chef ficaram responsáveis pela montagem, planejamento e execução do cardápio. Eles montaram três opções de menu completo (com entrada, guarnição, prato principal e sobremesa), divididos em temáticas: mediterrâneo, frutos do mar e funcional (que beneficiam diretamente a saúde).
![]() |
| Os alunos de turismo foram responsáveis pela organização do ambiente |
![]() |
| Os alunos de gastronomia desenvolveram o cardápio servido no jantar |
O Jantar
![]() |
| O grupo de Warison Carlos criou um purê |
Para a professora e chef Cacau Wanderley, esta atividade é importante para fortalecimento do trabalho em grupo. “É uma emoção ver os alunos na cozinha pela primeira vez e servindo mais de 200 pessoas. Para que isso aconteça, a união é fundamental”, declarou a chef, responsável pela disciplina “Estudos integrados dos fundamentos da cozinha”.
Para o aluno de gastronomia, Warison Carlos, a experiência foi gratificante. "Nos dedicamos para desenvolver os pratos apreciados hoje e não há recompensa melhor do que perceber que as pessoas estão gostando”, disse o aluno, que ajudou na preparação do Purê de Cenouras e Especiarias.
Para obter o resultado final, os pratos foram avaliados pelo professores, principalmente o sabor, textura, cor e apresentação da mesa. A conseqüência: receitas leves, saborosas, harmonizadas e belas. No cardápio mediterrâneo, os convidados apreciaram a entrada Tulipa Mediterrânea; prato principal de Cordeiro Mediterrâneo com Purê de Cenouras e Especiarias; e a sobremesa Terrine de Chocolate com Damasco e Castanha do Brasil.
![]() |
![]() |
| Tulipa Mediterrâneo | Purê de Cenouras e Especiarias |
![]() |
![]() |
| Cordeiro Mediterrâneo | Terrine de Chocolate com Damasco |
No cardápio de frutos do mar, a entrada era Carpaccio de Polvo, o prato principal foi Caldeirada de Frutos do Mar guarnecida por Legumes Salteados; finalizando com sobremesa Cheese Frutas.
![]() |
![]() |
| Carpaccio de Polvo | Legumes Salteados |
![]() |
![]() |
| Caldeirada de frutos do Mar | Cheese Frutas |
O cardápio funcional ofereceu a entrada de Tartare de Amaranto com Panqueca de Soja (totalmente vegetariana), guarnecida com Arroz com Castanha e a sobremesa Tartare de Creme de Abóbora.
![]() |
![]() |
| Tartare de Amaranto | Arroz com Castanhas |
![]() |
![]() |
| Panqueca de Soja | Tartare de Creme de Abóbora |




















