Bacalhau Lusitano, uma história de 14 anos de sucesso

Publicado por Thyago Macedo em 04 de novembro de 2024

Compartilhe:

Bacalhau à Chef Eli é frito no azeite com alho e temperos da casa, servido com batata portuguesa e salada verde

A empresária e chef Eli Marinho, do Bacalhau Lusitano, conversou com a Revista Deguste e compartilhou a trajetória de sucesso do restaurante que, neste mês de novembro, completa 14 anos. A casa é uma das mais tradicionais de Natal quando o assunto é comida portuguesa e, não por acaso, alcançou essa longevidade no mercado.

Empresária e chef Eli Marinho está à frente do Bacalhau Lusitano desde a sua inauguração

A história de Eli com a gastronomia começou ainda em 2001, quando, com um então sócio português, fundou um restaurante na Ponta do Morcego, em Natal. Após vender esse primeiro negócio em 2007, ela viajou até Portugal, onde aprimorou suas habilidades culinárias e teve contato com ingredientes únicos, como o camarão-tigre.

O Bolinho de bacalhau é uma das entradas mais pedidas pelos clientes

Em 2010, ao retornar ao Brasil, a chef inaugurou, juntamente com o sócio daquela época, outro restaurante no bairro Tirol, então chamado de Real Clube do Bacalhau, consolidando-o como uma referência na cidade. No entanto, em 2018, houve a mudança de nome para Bacalhau Lusitano, quando Eli passou a ser a única proprietária do estabelecimento.

Camarão do mar grelhado e pincelado com molho de manteiga, limão e pimenta malagueta

O cardápio do restaurante, sem dúvida, é o grande diferencial. E, ao longo dos anos, segue conquistando e surpreendendo os natalenses. O menu é recheado de opções tradicionais, com destaque para o Bacalhau à lagareiro e para o Bacalhau à Gomes de Sá. Além disso, Eli criou pratos próprios, como o Bacalhau da chef, acompanhado de batata frita e salada verde.

Leitão da Bairrada é um prato bem típico em Portugal, servido sob encomenda

Um dos grandes destaques da cozinha do Bacalhau Lusitano é o Leitão da Bairrada, um prato bem típico em Portugal. Esse prato só sai sob encomenda com dois dias de antecedência. Outro sucesso entre os clientes é o Bacalhau à Zé do Pipo, que tem uma maionese diferenciada, devido ao toque lusitano. O restaurante também oferece entradas clássicas, como o Polvo à Gallega, Alheira de Mirandela e Bolinho de Bacalhau, que, segundo os clientes mais fiéis da casa, é considerado melhor até do que o servido em Portugal.

Bacalhau Lusitano segue conquistando e surpreendendo os natalenses com cardápio tipicamente português

Entre as sobremesas, o Pastel de nata e a Baba de camelo são os preferidos dos clientes, competindo em popularidade. O restaurante conta com quatro ambientes, incluindo uma área externa aconchegante e salas privativas para reservas, ideais para grupos ou encontros mais intimistas.

Lagosta grelhada com molho de limão e manteiga, servida com pão da casa

O Bacalhau Lusitano é, ainda, conhecido pela sua quarta-feira especial, em que os clientes podem levar os seus próprios vinhos para harmonizar com um menu degustação surpresa. Eli destaca que o vinho é o protagonista nesse dia, guiando a escolha dos pratos. O cardápio do restaurante inclui opções de carnes, como o Bife à portuguesa e o Carré de cordeiro.

Pastel de nata

O restaurante português funciona de quarta a domingo, servindo almoço das 12h às 16h, e jantar de quarta a sábado, das 18h30 às 23h30. Às terças-feiras, a casa abre sob reserva para grupos a partir de dez pessoas. O local oferece ainda uma carta de vinhos com ênfase em rótulos de Portugal, mas também disponibiliza opções de vinhos argentinos, chilenos, cervejas, uísques e drinks. Para quem prefere levar seu próprio vinho, a taxa de rolha é de R$ 50, exceto às quartas-feiras, quando a rolha é gratuita.

Bacalhau Lusitano
Rua Miguel Barra, 779
Tirol – Natal/RN.
Fones: (84) 3201-4255 | (84) 98117-4856
Instagram: @bacalhaulusitano