Notícias
Página anteriorBar do Cobra Choca tem 34 anos
Há 34 anos, Francisco Gonzaga de França, hoje com 68 anos, inaugurava o Bar do Cobra Choca, no bairro de Dix-Sept Rosado. Ele trabalhava como pescador e, diante das baixas vendas na época, decidiu abrir o restaurante junto com a esposa, Joana Maria da Silva França. Desde o início, a receita do sucesso dos dois é o preparo de pratos da cozinha regional.
![]() |
Francisco e Joana ganharam fama com pratos como galinha torrada, galinha cabidela, bisteca de porco, rabada, miúdo, picado, panelada, buchada, sururu, ostras, peixe frito e o chambaril. Este último, de acordo com os dois, é o mais pedido. Hoje, o casal conta com a ajuda da filha Flaviana França, que desde nova aprendeu os segredos da mãe e passou a estudar Gastronomia na UnP.
![]() |
Ao longo dos anos, o Bar do Cobra Choca recebeu integrante da elite potiguar, bem como pessoas simples de vários lugares do Estado e até mesmo de fora, como políticos conhecidos nacionalmente. “Nós somos uma família simples, mas que recebe todo mundo bem e prepara os pratos igualmente para todos”, destaca Francisco.
![]() |
Questionado sobre a origem do nome, ele explica que antes de abrir o bar era fã de um radialista da Rádio Rural, conhecido como Zé Pitombeira. “Ele costumava usar essa expressão e chamar as pessoas de Compadre Cobra Choca, que era um apelido carinhoso. Eu comecei a chamar os amigos assim também e acabei ficando conhecido por esse apelido”, lembra Francisco Gonzaga.
![]() |
Até hoje, ele ainda sai de casa para pescar, mas apenas por lazer e, por isso, os peixes servidos na casa não são pescados por ele. O Bar do Cobra Choca abre de terça-feira a domingo, das 10h30 às 16h.
Bar do Cobra Choca
Rua Coronel Ajax de Ribamar Dantas, 26
Dix-Sept Rosado – Natal/RN
Fone: (84) 8872-8708






