Bistrô Nordestino traz gastronomia e música regional à Zona Norte

Publicado por Rodrigo Hammer em 29 de junho de 2022

Compartilhe:

Camarão flor de sal com passas e legumes

A história do chef Bruno Luiz, hoje aos 40 anos, dos quais 30 no estudo da gastronomia, é um exemplo de resiliência: nascido em Natal, começou em 1992, aos 10 anos, no Bar do Bigode, que pertencia a seus pais e cuja especialidade era comida nordestina. Lá era churrasqueiro e servia aos clientes como garçom.

Bruno Luiz realiza o sonho de abrir um restaurante

A partir de então, foi só aprimoramento. Aos 17 anos, estudou no Hotel Senac Barreira Roxa e, aos 18, já trabalhava no Ocean Palace, onde permaneceu por três anos no setor de atendimento do Le Soleil. Novos hotéis e restaurantes vieram, como o Esmeralda, o Serhs, o D Beach Resort e o Camarões.

Bruno ainda foi instrutor do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa de 2009 a 2010 no Prodetur e Pronatec, até montar o food truck Bistrô Nordestino no espaço Food Park Dusol, em 2016. O fechamento do negócio durante a pandemia não o demoveu do ideal de prosseguir com o projeto em outro formato.

 

Inaugurado na primeira quinzena de maio deste ano, na Zona Norte, o Bistrô Nordestino valoriza a música e a culinária regional, no que Bruno denomina “comida artesanal afetiva” herdada dos seus pais e avós.

Tradicional Camarão à grega é chamado de Pagode Russo

O cardápio reúne pratos com nomes de sucessos do Rei do Baião: Pagode Russo (camarão à grega), Deixa a Tanga Voar (peixe à Meunière), Luiz Respeita Januário (caprichado camarão no coco servido no jerimum), a maxixada com receita autoral do chef Alexandre Dantas, do Espaço Tapera em Mossoró, além do Menu Confiance, receita familiar que abre a seção dos pratos principais.

Camarão no alho e óleo

“Sou um eterno aprendiz”, admite, modestamente, o empresário, que estuda Neurociência Cognitiva EAD em Harvard desde 2020, além de ser poliglota. Ele também conta com um núcleo bem próximo que lhe serve de apoio: sua irmã Adriana Karina, responsável pela pâtisserie, e o irmão Raphael Costa, que se apresenta na companhia da principal atração musical da casa, a cantora Vitória Galvão, com repertório de MPB, Sertanejo e Forró. Na sexta-feira tem noite sertaneja, enquanto no sábado toca forró das antigas.

Maxixada com acompanhamentos

Na área interna, são quatro mesas com capacidade para oito lugares; na externa, até 72 pessoas entre a calçada e a rua frontal. O Bistrô Nordestino abre todos os dias, do meio-dia à meia-noite, funcionando no Domingo até as 18h.

Bistrô Nordestino
Av. Itapetinga, 876, Potengi – Santarém
Fone: (84) 2132-6806
(84) 98621-2114
Instagram: @brunnelo_bistro_nordestino