Cachaça Mipibu, um tesouro do Rio Grande do Norte

Publicado por Washington Rodrigues em 01 de novembro de 2023

Compartilhe:

Fazenda Olho D’água é destaque na produção de cachaça de altíssima qualidade

Quem frequenta e gosta do mundo gourmet do Rio Grande do Norte precisa conhecer um dos endereços mais interessantes da produção de bebidas do Estado, a Fazenda Olho D’água, em São José de Mipibu, na Grande Natal. É lá, em 177 barris de carvalho francês, carvalho americano e madeiras nobres brasileiras que é produzida a famosa Cachaça Mipibu.

Antes de chegarem ao mercado, as cachaças passam até 03 anos dentro dos barris, absorvendo uma riqueza de aromas e sabores que as tornam muito especiais.

A Mipibu tem 15 tipos diferentes de cachaça

A propriedade pertence à mesma família há cerca de 250 anos, quando foi iniciada, em 1773, pelo português Miguel Ribeiro Dantas e a esposa dele, Antônia Xavier de Barros. O casal começou uma história de sucesso na produção de cana de açúcar que, até hoje, repercute com enorme influência econômica e política na região.

Linha Premium da Mipibu encanta os apreciadores de cachaça

A produção de cachaça no engenho só foi iniciada 150 anos após a instalação da propriedade, em 1921, por João Berckmans de Sales Dantas e a esposa dele, Arlinda Duarte Dantas. Desde então, a bebida engarrafada no engenho teve vários nomes: Olho D’água, Caninha Extra, Cachaça Berckmans e, atualmente, Cachaça Mipibu.

Além da marca própria, o engenho também forneceu cachaça para engarrafamento de várias outras marcas no Nordeste nos últimos 102 anos.

Sétima geração da família, o político e empresário Fábio Dantas idealizou o projeto bem sucedido da cachaça Mipibu

Em 2019, foi dada a largada para a fase mais recente da produção do engenho, com o surgimento da marca Mipibu, atualmente uma das cachaças mais bem reputadas do Brasil, vencedora de pelo menos 5 concursos e participando, todos os anos, do concurso brasileiro deste tipo de bebida.

A bonita sala de degustação da cachaça Mipibu

A cachaça Mipibu é um produto extremamente bem cuidado, com toda uma logística de qualidade na customização da bebida e um marketing refinado na embalagem e na relação com os clientes. Um dos presentes mais chiques que um bebedor de cachaça pode receber, hoje em dia, em Natal, é uma das garrafas comemorativas dos 100 anos do alambique.

A Mipibu é fabricada em 15 tipos diferentes da bebida, divididos em quatro linhas: Tradição, Premium, Barricas Especiais e Madeiras Brasileiras.

O engenho funciona como um ponto de visitação

Há cachaça a partir de R$ 10,00 até R$ 500,00 – que é quanto custa a garrafa da produção especial, que comemorou os 100 anos da cachaçaria, em 2021 (poucas unidades ainda estão à venda).

Na fazenda há um museu que guarda a história da produção de cachaça de São José de Mipibu

Atualmente, os donos do engenho são os representantes da sexta geração da família, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Arlindo Dantas e sua esposa, Maria Socorro de Paiva Veras Dantas, que mantém em perfeito estado toda a estrutura que deu origem à propriedade, em 1773.

177 barricas de madeira estocam a cachaça Mipibu

O idealizador e administrador da cachaça Mipibu é o filho deles, sétima geração da família, ex–vice-governador, ex-deputado estadual e ex-candidato a governador Fábio Dantas, marido da Deputada Estadual Cristiane Dantas.

Cachaça Premium é produzida com sabores especiais

A cachaça Mipibu é diferente da cachaça comum por causa do tratamento que a bebida recebe após a aguardente ficar pronta. As 177 barricas de madeira são separadas pela origem e pelo tempo de uso de cada uma. E essa seleção é decisiva para montar as linhas que dão o grau de diferenciação da bebida. Há barricas que foram usadas em vinho seco, vinho do Porto, uísque e bourbon. A intenção do empresário Fábio Dantas é adquirir mais 833 barricas nos próximos anos e totalizar 1000 barris para produzir cachaças especiais.

Máquina para moer a cana tem tamanho compacto

A 15 cachaças são a Cristal, Ouro Amburana, Carvalho francês, Carvalho americano, Vinho do Porto, Turfado, Malt Whisky, Bourbon, Jaqueira, Canela Amarela, Grápia, Bálsamo, Jequitibá Rosa, Castanheira e Putumuju.

O engenho funciona como um ponto de visitação. Todos os dias há grupos de pessoas e clientes visitando o museu, a adega e conhecendo o alambique onde a cachaça é preparada.

Casa grande da fazenda Olho Dágua

A entrada é gratuita e há uma lojinha onde os visitantes podem adquirir exemplares da bebida. O local é fácil de encontrar porque fica praticamente dentro da cidade.

Cachaça Mipibu
Fazenda Olho D’água
São José de Mipibu
Instagram: @cachacamipibu