Cachaça San Valle une tradição à inovação em Ceará-Mirim

Publicado por Rodrigo Hammer em 25 de agosto de 2021

Compartilhe:

Linha de cachaça da San Valle

Desde 2009 produzindo rapadura e açúcar mascavo, a Agroindústria Vale Verde passou a fabricar a cachaça San Valle em 2017. A chegada ao comércio, em 2019, trouxe como característica uma bebida “100% natural até o envasamento”, o que lembra a tradição dos antigos engenhos, porém com aplicação da tecnologia atual e cumprimento às exigências sanitárias.

Geraldo Sabino e Ana Sabino administram a empresa juntamente com Manoel Sabino

O corte da cana é manual, e as palhas se juntam aos resíduos da fábrica: cinzas da fornalha, bagaço da moagem e o vinhoto da destilação realizada em alambique de cobre com aquecimento do vinho de caldo de cana por caldeira. O armazenamento se faz no tradicional barril de madeira e a padronização é um “blend” elaborado para realçar o melhor do carvalho, da umburana e do louro canela, resultando em sabores e aromas mais complexos.

A cachaça fica armazenada nos tradicionais barris de madeira

Segundo o empresário Geraldo Sabino, a cana é adubada com o próprio resíduo da moagem, em um ciclo sustentável beneficiado pela própria localização do canavial vizinho à fábrica. “Isso favorece a nossa qualidade, porque é importante que a cana seja cortada e moída imediatamente”. No processo, a fermentação “caipira” é realizada com as leveduras da própria cana. Além de Sabino, o engenho Vale Verde possui gestão da diretora administrativa Ana Sabino, que junto ao marido Manoel Sabino, conduz a empresa.

Engenho tem sua própria plantação de cana-de-açúcar

A San Valle é fabricada em cinco variedades: “Umburana”, envelhecida um ano em barril de Umburana, “Carvalho”, maturada dois anos em barril da madeira, “Prata”, armazenada em barril de Freijó e de sabor aveludado, além da “Cravo e Canela”, espécie de drink pronto à base cachaça e gim, harmonizado com cravo, canela, anis estrelado, limão, mel de abelha e mel de engenho. Tudo natural.

 

Já o rótulo “Blend” representa o ponto alto do engenho, como carro-chefe da produção. “É uma harmonização de todas elas, das cinco madeiras, com dois envelhecimentos exclusivos: a do louro-canela e do cumaru. Uma mistura muito especial, de sabor único”, detalha Sabino. O estoque robusto garante a proposta de envelhecimento do produto, sem que haja risco de desabastecimento ou queda na manufatura.

Engenho Vale Verde está em atividade desde 2009

O engenho produz em torno de 50 mil litros/ano distribuídos para o Rio Grande do Norte. “Nosso mercado em primeiro lugar, depois, pensamos em expansão”, revela. Ainda são entregues duas linhas de rapadura (San Valle e Valle Verde) e o açúcar mascavo da linha Doces San Valle. A cachaça pode ser encontrada nos supermercados da rede Nordestão, além de diversos pontos comerciais em todo o Rio Grande do Norte.

Alambique San Valle
RN 160, 161
Ceará-Mirim/RN
Fones: (84) 3634-3034 / 99991-6688
@cachacasanvalle
Site: www.cachacasanvalle.com.br