Notícias
Página anteriorCaffeina apresenta boa variedade de grãos para seus cafés

Há pouco mais de dois anos, a cafeteria Caffeina reúne amantes do café e atrai novos apreciadores em Natal. O espaço é clean, charmoso e fica na Rua Américo Soares Wanderley, bem localizado e perto da Avenida Engenheiro Roberto Freire, em Capim Macio.

Os grãos usados na casa estão sempre mudando. Já passaram por lá frutos de regiões como Norte do Paraná, Sul de Minas, Mogiana Paulista, Piatã, na Bahia, e Alto do Mulungu, no Ceará. Ultimamente, a casa tem disponibilizado cafés principalmente da Piatã (Bahia), do Cerrado Mineiro e do Caparaó.
De acordo com o proprietário, Tiago Medeiros, a ideia é sempre apresentar diferentes tipos da bebida. Apesar disso, alguns voltam ao cardápio com frequência, a pedido dos clientes, a exemplo do Melaço de Cana, da Seleção do Mário, do Espírito Santo.

“Esse é mais ou menos fixo, porque os clientes pedem. Ele tem aroma e sabor adocicado como o melaço. Por outro lado, algumas pessoas também voltam sempre querendo alguma novidade”, explica Tiago, que era professor de Administração e resolveu empreender no ramo depois de fazer cursos de barista, drinks com café e análise sensorial na Coffeelab, em São Paulo, entre os anos de 2016 e 2017.
“Na época que estudei ainda não tinha intenção de abrir uma cafeteria”, conta, lembrando que o estabelecimento foi inaugurado em dezembro de 2018. Desde então, o café se tornou centro do seu trabalho. Seus pais, Herbert e Cecília, também estão presentes, ajudando a tocar o negócio, que abre todos os dias, com funcionamento das 15h às 19h, inclusive domingos e feriados.
Os pães servidos com geleias são feitos artesanalmente por Tiago. Os bolos e cookies caseiros, por sua mãe. As receitas são todas leves, pensadas para harmonizar com as bebidas. “Em tudo colocamos um pouco menos de açúcar para que o sabor não confronte com o do café. Também temos opções sem glúten e sem lactose”, diz Cecília.
O cardápio dispõe, ainda, de salgados e pudins de sabores diversos, mantendo sempre o de café. Esses são provenientes de fornecedores escolhidos cuidadosamente. As bebidas são divididas entre quentes e geladas, apresentando tradicionais que vão do Cappuccino ao Affogato.

É possível também escolher o método de filtragem. Além do expresso, o café pode ser feito no Hario, coado com filtro de papel especial; na prensa francesa, equipamento de vidro e metal; ou na Aeropress, material plástico com um pistão que dá um toque de expresso apesar de ser manuseado.
A clientela pode consumir os produtos no lugar, que foi decorado por Marina Magalhães e tem mesas e bancada, além de varanda, completando 22 lugares. Ou ainda levar os grãos ou o café moído para casa em pacotes de 250 gramas ou em quantidades fracionadas.

Outro atrativo da casa é a promoção de eventos. Antes da pandemia do novo Coronavírus, já foram realizados workshops e apresentação de cafés premiados – sempre um pretexto para aprender mais sobre o tema e trocar experiências.
Caffeina
Rua Américo Soares Wanderley, 1985B
Capim Macio – Natal/RN
Fone: (84) 99938-5640
Instagram: @caffeinanatal