Notícias
Página anteriorCarolina Tomé regressa a Natal como chef
| Foto: Benício Siqueira/Deguste |
![]() |
| Chef Carol Tomé apresenta o Camarão salteado com purê de abóbora e sálvia; confira receita |
A natalense Carolina Tomé não tinha ideia do que faria em São Paulo, para onde foi aos 18 anos. Sentindo-se perdida em meio à “selva de pedras”, acatou a sugestão do pai e ingressou no curso técnico em Hotelaria do SENAC local, mas logo percebeu uma forte ligação com a gastronomia. Mesmo sem saber cozinhar, ela foi fisgada pela arte e resolveu que ingressaria na universidade para se tornar uma chef, ao pé da letra.
Carolina conta que aquele clima a fez relembrar a infância em Caicó, época em que a mãe nunca deixara faltar na mesa fartura de doces, bolos e pratos dos mais diversos. “São lembranças fortes que tenho, mas eu nunca soube cozinhar. Decidi iniciar justamente naqueles pratos que eu não sabia fazer e me apaixonei. Descobri que era isso mesmo que queria fazer”, disse ela, que pensou em atuar na área de publicidade, pegando carona no negócio da família, que mantém uma gráfica em Natal.
Na capital paulista, Carolina atuou, na maior parte do tempo, em buffets e conquistou clientes prestando serviços de “Personal Chef” ao promover almoços e jantares em domicílio. “Eu fazia os pratos de acordo com o perfil de cada um, o que acabou propiciando contato com diversas especialidades”, destacou ela, que também oferecia aulas de como organizar geladeira e freezer, e ainda como fazer compras no supermercado.
“Aprendi a fazer de tudo um pouco, de cozinha contemporânea a vietnamita, passando por sobremesas, entradas e saladas”, disse ela, que decidiu prestar o vestibular para ingresso no curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, quando se apaixonou de vez pelo ofício. “E tive certeza de que era realmente isso que eu queria fazer da vida”, conta.
Durante a graduação, Carolina fez o primeiro estágio no Madame Aubergine, espaço que promovia aulas e eventos onde ela teve a oportunidade de assistir a vários chefs. “Com isso, iniciei no mercado de trabalho em alguns buffets e participei de feiras importantes, como o São Paulo Food and Wine auxiliando chefs de grande importância no cenário nacional e internacional, como Alex Atala e Emmanuel Bassoleil”.
Hoje, aos 22 anos e já graduada, Carolina Tomé regressou a Natal, onde nasceu, para analisar o mercado gastronômico e conhecer os nichos de atuação profissional. “Quero ver se eu me encaixo aqui e é o que estou tentando”, finalizou a chef.
Carolina Tomé
Fone: (84) 8726-3979



