Caviar de caju: uma ideia “Brilhante” no sertão de Caicó

Publicado em 16 de junho de 2011

Compartilhe:

Fotos: Thyago Macedo / Deguste
Caviar de caju é delicadamente servido com biscoitos de macaxeira

Dizem que caviar é comida de rico, não se vê, não se come e só se ouve falar. Pode até ser verdade, mas no sertão de Caicó a iguaria ganhou um formato diferente e vem fazendo sucesso com todos os públicos. O responsável pela novidade é um caicoense dono do Restaurante Brilhante. Ele desenvolveu receita a base de caju com textura e cor semelhante ao caviar.

Caju metido a besta com camarão… …e o kibe de carne de sol com queijo

O chef Sandro Medeiros ficou conhecido por Sandro Brilhante, carregando o sobrenome que herdou do antepassado Jesuíno Brilhante, considerado o primeiro cangaceiro do RN. Porém, associar “Brilhante” ao nome de Sandro é mais do que resgatar sua tradição familiar, é reconhecer um talento nato que ele tem para a cozinha.

Sandro e Rosilene são os destaques da gastronomia no Seridó

Ao lado da mulher Rosineide Medeiros, Sandro comanda o restaurante e cria receitas exclusivas. Uma delas é o caviar de caju. O casal prepara a receita cortando caju em cubinhos e cozinhando com tomate, cebola roxa, pimentão, alho, azeitonas, alcaparras, vinagre balsâmico e molho shoyo.

Rondelli de macaxeira com carne de sol é uma das delícias do Restaurante Brilhante

A mistura desses ingredientes provoca um sabor surpreendente, que não carrega o amargor, mas mantém vivo um leve gosto do doce e o aroma do caju. Para servir o caviar de caju, Sandro desenvolveu ainda um biscoito de macaxeira, feito com a própria macaxeira, queijo de coalho e farinha de trigo sem fermento.

 
Com suas criações, Sandro e Rosineide ganharam três festivais gastronômicos e o reconhecimento de grandes chefs. “Desenvolvi uma receita com caju e camarão e apresentei a Eugênio Cantídio. Ele gostou, batizou de Caju Metido a Besta, e fez em um festival de Pipa”, lembra o caicoense.

Sandro Brilhante e Rosineide Medeiros começaram vendendo frango assado em Caicó e, em 1994, abriram o restaurante self-service. Ele estudou gastronomia através de curso do Senac, mas traz da mocidade o jeito para cozinhar. “Quando era menino, eu cozinhava para minhas irmãs mais velhas e fui tomando gosto”, revela.

Sandro tem em seu cardápio pratos como o rondelli de macaxeira com carne de sol, o kibe de carne de sol recheado com queijo de manteiga, o tortellini de macaxeira também com carne de sol e queijo e até a Bruschetta do Seridó, feita com batata doce, manteiga de garrafa, carne de sol e queijo coalho ralado.

Restaurante Brilhante
Rua Joel Damasceno, 833
Centro, Caicó/RN
Fone: 3417-3866