Central Ribeira Botequim é novidade no largo da Rua Chile

Publicado em 20 de janeiro de 2011

Compartilhe:

Fotos: Rogério Vital/Deguste
Almôndegas ao molho com pimenta biquinho é um dos aperitivos do cardápio

A velha Ribeira está ganhando ares modernos com a revitalização dos antigos casarões e prédios em torno do bairro histórico. Exemplo disso é a Central Ribeira Botequim, uma iniciativa de três jovens empresários que querem tornar a visita ao largo da Rua Chile mais atrativa e aconchegante.

Os irmãos Pablo e Pethersonn Aranha e o amigo Marcelo Araújo abriram a casa para almoço em dezembro passado. A inauguração oficial do Botequim à noite será nesta sexta-feira (21), com show de Diogo Guanabara e convidados.
 

Pablo Aranha, Marcelo Araújo e Pethersonn Aranha, proprietários da Central


Inicialmente, os amigos e empresários pretendiam abrir o bar só à noite, mas resolveram aproveitar o espaço ocioso durante o dia para servir refeições self-service. Sob a consultoria gastronômica dos chefs Cacau Wanderley e Gabriel Camilo, desenvolveram um cardápio que oferece uma comida simples e caseira com toque de sofisticação.

Após a consultoria, a cozinha fica sob o comando do Chef Ray Tenan, de Currais Novos, que está na profissão há mais de dez anos. “Queremos oferecer uma comida com qualidade. Propomos um cardápio regional e com tempero marcante”, afirma Ray.

 
O Chef Ray Tenan lidera a cozinha do self-service e do botequim Salão e mezanino amplos e arejados, acomodam cerca de 200 pessoas


Marcelo Araújo conta que os três sempre se conheceram e são amigos de longa data. Marcelo é mestre em Economia; Pablo Aranha, em Geografia; e Pethersonn é voltado para as mídias eletrônicas. Apesar da divergência das áreas, tinham uma ideia de trabalhar juntos com a revitalização dos centros urbanos. “Quando percebemos que era isso que queríamos, investimos na proposta de reunir pessoas em prol da Ribeira, daí surgiu a Central”, explica Marcelo.

Bebida alemã Jägermeister, servida em tubos de ensaio, promete sucesso

O prédio onde funciona a Central Ribeira é o mesmo que antes abrigava a pizzaria Calígula. Ele será transformado em um bar temático da Ribeira, com painéis e quadros retratando personagens, prédios e as ruas estreitas, características do lugar. No mezanino, os clientes vão poder descansar em pufs e acessar a internet wireless. “Queremos que as pessoas comecem a frequentar mais a Ribeira e quebrar um pouco o estigma que o bairro tem. Aqui é um reduto cultural e merece ser visitado”, destaca Marcelo Araújo.



O cardápio do Botequim à noite oferece tábua de frios, bolinhos, caldinhos, petiscos, escondidinhos, amostradinhos (na chapa, acompanhados de farofa, vinagrete e batata recheada), além de sobremesas, como a de pudim e sorvete. Para beber, diversas marcas de cervejas, conhaques, uísques, as tradicionais caipirinhas e caipiroscas, e a exótica Jägermeister, uma bebida alemã composta de mais de 50 ervas, frutas e raízes, servida em curiosos tubos de ensaio.

Costelinha suína ao molho barbecue acompanhada de batata recheada


A Central Ribeira Botequim abre de segunda a sexta para almoço, das 11h às 15h. À noite, de quinta-feira a sábado, das 19h às 3h. O som no Botequim, que varia entre música ao vivo e DJ, será sempre brasileiro, privilegiando o chorinho, o samba e suas raízes.


Central Ribeira Botequim

Largo da Rua Chile, 39
Ribeira, Natal-RN
Fone: (84) 3201-3121/9952-7572
www.centralribeira.com.br