Publicado em 29 de outubro de 2012
Fotos: Benício Siqueira/Deguste
Os sabores da 8ª edição do Festival Gastronômico da Pipa ganharam um tempero mais do que especial, sábado passado, último dia das oficinas: a participação do renomado chef escocês Alex Floyd, que comanda a cozinha, como sócio, de uma das mais importantes casas de eventos de Florianópolis, a Casa Rosa.
Convidado pelo presidente da Abrasel/RN, o jornalista e dono do restaurante Galo do Alto, Max Fonseca, Alex Floyd tem um currículo invejável. Com mais de 30 anos de profissão, o chef iniciou sua trajetória na Escócia, nos anos 80. Já em Londres, passou por restaurantes reconhecidos, como o do Royal Garden Hotel e Le Gavroche, este último com 3 estrelas no Guia Michelin. Com seu restauranteLeith’s, foi o mais novo chef da Europa a conquistar uma estrela no famoso Guia, em 1994. Durante carreira, Alex estagiou em hotéis e restaurantes na Franca, Espanha e Tailandia.
Durante a oficina, Floyd destacou a importância de se trabalhar com produtos frescos e de excelente qualidade, principalmente quando se trata de frutos do mar e peixes. “Gosto muito de trabalhar com frutos do mar e, quando percebo que o produto não está fresco, simplesmente não aceito e devolvo”, disse, sem a menor cerimônia.
Alex Floyd preparou três pratos: o primeiro foi uma deliciosa entrada de ostras da Primar, que tem produção orgânica e que o chef não conhecia. Em seguida ele fez um Ceviche com guacamole, que chamou a atenção pela delicadeza e sabor dos produtos. Por último, foi preparado um peixe, também muito delicado. Todos os pratos foram servidos às pessoas que participaram da oficina, e os comentários foram unânimes quanto à qualidade da comida, de alto nível, apesar da simplicidade na elaboração. Tudo foi feito em menos de uma hora e, enquanto durou a oficina, as pessoas ouviram atentamente as dicas do chef.
No Concurso Novos Talentos, que contou com um júri técnico de três pessoas, o primeiro lugar ficou com o prato “Surpresa Nordestina”, dos alunos do SENAC Juan Carlos Hevia Lozano e Mara Dias. “Camaxixe”, apresentado por Cintia Guimarães e Luana Fernandes levou o segundo lugar, e a “Flor de Macaxeira”, de Adriana de Sá e José Ivanaldo Nascimento, ficou com o terceiro lugar do concurso.
 |
 |
|
O Diretor do Senac/RN Helder Cavalcanti, Juan Mozano e Mara Dias |
Claudio Freitas, organizador do evento |
Já o Melhor Feijão da Pipa, que foi exclusivo para a comunidade local, teve um bicampeão. O “Feijão com Amor”, de Francisco Canindé, vencedor em 2008, repetiu a dose e ficou com o primeiro lugar este ano, segundo ele, com a mesma receita, cujo segredo é o amor. O júri foi formado por cinco consultores e convidados do Festival e a escolha foi feita de acordo com a soma das notas dadas para cada prato, que foi numerado pela organização para que os jurados não soubessem de quem era cada um. Os participantes receberam um quilo de feijão na hora da inscrição e puderam preparar os pratos de forma livre, no local de preferência.
Os restaurantes, bares e barracas da Pipa também concorreram entre si, sendo avaliados pelo júri popular, e foram premiados. Na categoria Prato principal, o vencedor foi a Bella Pizza Restaurante e Pizzaria, com a "Picanha ao alho com purê de Macaxeira e queijo coalho". A Bella Pizza também ficou em primeiro lugar, na categoria Lanche, com a “Pizza de bobó de camarão”, e ainda na categoria Entradas e Petiscos, com o “Salpicão de carne de sol”. Já entre as sobremesas, quem ganhou foi o Guaca Mex Y CO, com o “Dedo de la Chica”.
O Concurso Gastronômico envolveu 52 receitas e 44 estabelecimentos, que ainda concorreram no conjunto dos serviços prestados por seus profissionais, com atenção para a postura, gentileza, simpatia e higiene. O prêmio de Melhor Serviço (premiação única) foi para o Quintal Restaurante e Tapiocaria.
O 8º Festival Gastronômico da Pipa foi realizado entre os dias 20 e 28 de outubro de 2012 pela EducaPipa, e homenageou o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, no ano do seu centenário de nascimento. Teve como patrocinadores a BrasilGás e o SENAC, e apoio da Armação Propaganda, Brasinox, Inovar Tecnologia para Culinária, ASHTEP – Associação dos Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa, e Abrasel – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.
Para Cláudio Freitas, idealizador e organizador do evento, “a missão foi cumprida este ano, que era a de resgatar o festival, depois da pausa do ano passado”. Claudio disse ainda estar muito satisfeito com o resultado, apesar das dificuldades. “A sensação é de dever cumprido. É muito satisfatório ver que tudo deu certo. Agora, é começar a planejar a edição do próximo ano”.