Notícias
Página anteriorChef portuguesa Lola Vinagre assina novo cardápio do Exótica Pipa

Texto: Ramon Ribeiro
Reconhecido pela cozinha cosmopolita, na linha refinada e criativa, o restaurante Exótica Pipa está com cardápio novo. A responsável pelas novidades é a chef portuguesa Lola Vinagre. Com vasta experiência internacional, ela buscou oferecer sabores novos a partir da fusão de referências da cozinha do Oriente Médio, Marrocos, Líbano, Índia e Tailândia, com produtos brasileiros.

“Procurei dar identidade ao cardápio, trazendo referências das cozinhas que se entende como exóticas, mas de um modo leve e pensado para o clima de praia”, explica Lola. A chef retocou alguns dos principais pratos do cardápio, retirou outros de circulação e acrescentou 11 criações novas.
Dos pratos que sintetizam bem a fusão de culturas, destacam-se os Dumplings asiáticos de pato (servido com molho à base de maçã, shoyu e gengibre) e os Bolinhos de peixe Exótica (temperados com gengibre, pimentão e acompanhados de maionese de manga).

O Raviolão de Lola é uma das novas pastas do menu. A massa é fresca, feita com açafrão e com recheio de robalo e camarão. O molho All’fredo e a manteiga de camarão completam o prato. Outro destaque é o Robalo Paraíso (filé grelhado com abóbora, abobrinha e molho de coco ao curry).

Das carnes, as opções são Filé Mignon à Guatemala (servido com molho de mostarda, abacaxi grelhado e batata papillon) e a Sobrepaleta Suína Mirtro (cozinhada a baixa temperatura, selada e servida com molho de laranja, batatas sauté fritas e salada).

Quem desejar um prato para compartilhar, a dica é o Mezze de Kafta, composto de kafta de cordeiro, falafel, babaganoush, hummus e salada crudittes. De sobremesa, a novidade é a cheesecake de maracujá.

Os novos pratos foram lançados oficialmente em março durante jantar especial com menu degustação para convidados, harmonizado com vinhos da Grand Cru e música ao vivo com Sarah Soul.

Esta é a primeira vez de Lola na Pipa. No entanto, a chef já é conhecida dos brasileiros. Ela comandou, por vários anos, a cozinha do respeitado A Bela Sintra, famoso restaurante português em São Paulo. Hoje, reside em Ibiza, na Espanha, onde mantém uma empresa de chefs privados. Lola nasceu em Lisboa e foi criada em Nova Iorque. É filha da renomada chef Ilda Vinagre, que tem duas estrelas Michelin.

“Venho de uma família de agricultores, cozinheiros, gourmets, vinicultores. Cresci em um ambiente de comer bem e comecei a cozinhar muito cedo. Minha mãe sempre deu abertura. Na juventude, fui estudar Artes Cênicas em Londres. E para custear os estudos, fui trabalhar em restaurantes. Cheguei a escrever uma peça, “Pela boca, os sentidos”, que tinha comida em cena e atores atuando os seis sentidos. E foi a partir dessa experiência que compreendi a minha vocação: a arte de cozinhar”, lembra a chef.
Nessa época em Londres, a espanhola Maria Garrido conheceu Lola. Proprietária do Exótica Pipa ao lado do marido italiano Mirko Spanu, Maria dividiu apartamento com a futura chef e se tornaram grandes amigas.

“Desde que abri o Exótica, meu sonho sempre foi o de trazer a Lola aqui. Mas a agenda dela é muito cheia. Finalmente deu certo. É uma chef de grande experiência internacional. Treinou nossa equipe e renovou nosso cardápio”, conta Maria. “Já combinei com ela de nos encontrarmos novamente, no meio do ano, dessa vez em Ibiza, onde ela trabalha”.
O restaurante Exótica Pipa funciona de domingo a quinta, das 18h às 22h30, e sextas e sábados das 18h às 23h.
Exótica Restaurante
Av. Baía dos Golfinhos, 980
Praia da Pipa – Tibau do Sul/RN
Fone: (84) 99864-2467
@ExoticaPipaHoteleRestaurante