Chef portuguesa Lola Vinagre assina novo cardápio do Exótica Pipa

Publicado por Redação em 19 de abril de 2023

Compartilhe:

Chef Lola Vinagre reside em Ibiza, na Espanha, onde mantém uma empresa de chefs privados

Texto: Ramon Ribeiro

Reconhecido pela cozinha cosmopolita, na linha refinada e criativa, o restaurante Exótica Pipa está com cardápio novo. A responsável pelas novidades é a chef portuguesa Lola Vinagre. Com vasta experiência internacional, ela buscou oferecer sabores novos a partir da fusão de referências da cozinha do Oriente Médio, Marrocos, Líbano, Índia e Tailândia, com produtos brasileiros.

A chef Lola Vinagre recepcionada pelo casal Maria Garrido e Mirko Spanu

“Procurei dar identidade ao cardápio, trazendo referências das cozinhas que se entende como exóticas, mas de um modo leve e pensado para o clima de praia”, explica Lola. A chef retocou alguns dos principais pratos do cardápio, retirou outros de circulação e acrescentou 11 criações novas.

 

Dos pratos que sintetizam bem a fusão de culturas, destacam-se os Dumplings asiáticos de pato (servido com molho à base de maçã, shoyu e gengibre) e os Bolinhos de peixe Exótica (temperados com gengibre, pimentão e acompanhados de maionese de manga).

Dumplings asiáticos de pato são servido com molho à base de maçã, shoyu e gengibre

O Raviolão de Lola é uma das novas pastas do menu. A massa é fresca, feita com açafrão e com recheio de robalo e camarão. O molho All’fredo e a manteiga de camarão completam o prato. Outro destaque é o Robalo Paraíso (filé grelhado com abóbora, abobrinha e molho de coco ao curry).

Raviolão de Lola é uma massa fresca feita com açafrão e com recheio de robalo e camarão

Das carnes, as opções são Filé Mignon à Guatemala (servido com molho de mostarda, abacaxi grelhado e batata papillon) e a Sobrepaleta Suína Mirtro (cozinhada a baixa temperatura, selada e servida com molho de laranja, batatas sauté fritas e salada).

Sobrepaleta Suína Mirtro é cozinhada a baixa temperatura, selada e servida com molho de laranja, batatas sauté fritas e salada

Quem desejar um prato para compartilhar, a dica é o Mezze de Kafta, composto de kafta de cordeiro, falafel, babaganoush, hummus e salada crudittes. De sobremesa, a novidade é a cheesecake de maracujá.

Mezze de Kafta serve kafta de cordeiro, falafel, babaganoush, hummus e salada crudittes

Os novos pratos foram lançados oficialmente em março durante jantar especial com menu degustação para convidados, harmonizado com vinhos da Grand Cru e música ao vivo com Sarah Soul.

Robalo Paraíso filé grelhado com abóbora, abobrinha e molho de coco ao curry

Esta é a primeira vez de Lola na Pipa. No entanto, a chef já é conhecida dos brasileiros. Ela comandou, por vários anos, a cozinha do respeitado A Bela Sintra, famoso restaurante português em São Paulo. Hoje, reside em Ibiza, na Espanha, onde mantém uma empresa de chefs privados. Lola nasceu em Lisboa e foi criada em Nova Iorque. É filha da renomada chef Ilda Vinagre, que tem duas estrelas Michelin.

Jantar de lançamento do novo cardápio do Exótica foi bastante concorrido

“Venho de uma família de agricultores, cozinheiros, gourmets, vinicultores. Cresci em um ambiente de comer bem e comecei a cozinhar muito cedo. Minha mãe sempre deu abertura. Na juventude, fui estudar Artes Cênicas em Londres. E para custear os estudos, fui trabalhar em restaurantes. Cheguei a escrever uma peça, “Pela boca, os sentidos”, que tinha comida em cena e atores atuando os seis sentidos. E foi a partir dessa experiência que compreendi a minha vocação: a arte de cozinhar”, lembra a chef.

Nessa época em Londres, a espanhola Maria Garrido conheceu Lola. Proprietária do Exótica Pipa ao lado do marido italiano Mirko Spanu, Maria dividiu apartamento com a futura chef e se tornaram grandes amigas.

Vinhos do jantar são do portfólio da Grand Cru

“Desde que abri o Exótica, meu sonho sempre foi o de trazer a Lola aqui. Mas a agenda dela é muito cheia. Finalmente deu certo. É uma chef de grande experiência internacional. Treinou nossa equipe e renovou nosso cardápio”, conta Maria. “Já combinei com ela de nos encontrarmos novamente, no meio do ano, dessa vez em Ibiza, onde ela trabalha”.

O restaurante Exótica Pipa funciona de domingo a quinta, das 18h às 22h30, e sextas e sábados das 18h às 23h.

Exótica Restaurante
Av. Baía dos Golfinhos, 980
Praia da Pipa – Tibau do Sul/RN
Fone: (84) 99864-2467
@ExoticaPipaHoteleRestaurante