Chef potiguar Moisés Batista é selecionado para o MasterChef

Publicado por Redação em 12 de setembro de 2023

Compartilhe:

O chef Moisés Batista é um dos 14 selecionados que vão disputar o título do MasterChef (Foto: Rogério Vital / Deguste)

Texto: Thyago Macedo

A próxima edição do MasterChef, prevista para começar no dia 19 de setembro, vai contar com a participação de um potiguar. O chef Moisés Batista é um dos 14 selecionados que vão disputar o título do programa da Band. De acordo com ele, o público pode esperar da sua atuação “muita emoção e sentimentos verdadeiros, pois transmito minha essência e história de vida em cada preparação”.

Moisés passou por um processo seletivo com dois meses de provas, inclusive, com viagens a São Paulo. No total, o programa recebeu inscrição de 400 mil cozinheiros profissionais e chefs de todas as partes do Brasil, assim como chefs que moram fora do país. Foram realizadas provas práticas, teóricas, criação de vídeos e várias entrevistas até a seleção dos 14 finalistas.

Moisés Batista ao lado de Marcos Marinho, um dos sócios do Marechal, casa que ele trabalhou (Foto: Rogério Vital / Deguste)

“Essa será a oportunidade da minha vida. Quero mostrar para o Brasil minha essência e amor pela minha arte, o que irá me permitir abrir portas e conseguir parceiros e investidores que acreditem e possam contribuir com novos projetos, entre eles, quem sabe, um restaurante com minha marca pessoal, assim como uma franquia de alimentos de fácil acesso para todas as classes sociais econômicas e um projeto social comunitário de escola gastronômica para as crianças e jovens que não têm oportunidades”, comenta.

 

Moisés, que é de origem simples, tendo nascido em Natal, mas criado na cidade de Caiçara do Norte, teve que começar a trabalhar muito cedo, juntamente com o irmão, para ajudar a mãe com as contas da casa. “Trabalhei por muitos anos na feira da cidade aos domingos e puxando redes de malha na beira da praia, ajudando os pescadores locais para ganhar os menores peixes e levar para casa. Foi assim até os 17 anos, quando saí de casa para fazer um curso de cozinheiro no SENAC, com a ajuda financeira da minha tia Jaide Barbosa”.

De lá pra cá, Moisés se capacitou e agregou diversas experiências que o credenciaram para chegar ao MasterChef. Ele chegou a vender sanduíches na rua, bem como trabalhou como cumim e garçom, mas sempre almejando chegar à cozinha. Foi assim e com muito estudo que conseguiu se tornar cozinheiro, atuando em restaurantes como Manary, Camarões, Chef’s Bistrô, no Majestic Buffet e, em 2014, assumiu o comando da cozinha Ú Bistrô, em Pipa, onde recebeu premiações no Festival Gastronômico.

Moisés passou por um processo seletivo com dois meses de provas (Foto: Gleison Silva)

Moisés também trabalhou no conceituado Restaurante Marechal, em Natal. Atualmente, ele é chef consultor e gestor operacional de um Grupo de Consultoria Norte, Nordeste liderado pelo chef Augusto Sampaio, residindo em Jericoacoara, no Ceará.

“Gosto de cozinha. Atendo todas as áreas e culturas gastronômicas. Sou um pesquisador, bastante sistemático, com processos e controles exemplares dentro de uma cozinha. Caracterizo-me como um cozinheiro intuitivo, praticando uma cozinha clássica e moderna, com especialidade em frutos do mar e massas. No MasterChef, quero mostrar minha garra e resiliência, minha história de superação, para que todos vejam que quem veio de baixo também tem seu lugar ao sol, basta ser persistente e ter fé que Deus vai abençoar todos os que não desistem”.

Chef Moisés Batista
Instagram: @moises_artegastronomica