Chef Sônia Benevides reabre O Bule na Lagoa do Bonfim

Publicado por Benício Siqueira em 20 de agosto de 2020

Compartilhe:

Camarões com nhoque de caju e espaguete de água de coco (Foto: Ewerton Santos)

O trabalho autoral e minimalista da chef Soninha Benevides está de volta para quem aprecia e valoriza uma gastronomia cheia de técnica contemporânea e, ao mesmo tempo, regional no uso dos ingredientes, que faz da experiência de almoçar ou jantar n’O Bule a garantia de bons momentos à mesa.

 

Trabalhando apenas com menu degustação sob reserva, O Bule voltou a funcionar na semana passada para almoço ou jantar, agora com um novo horário intermediário, a partir das 16h, em que o cliente pode curtir o pôr do sol da Lagoa do Bonfim com jantar servido mais cedo, às 18h.

Peixe com falso coco de panacota de coco e molho de moqueca (Foto: Ewerton Santos)

O almoço continua sendo oferecido a partir das 12h30, e o jantar tradicional às 20h. “Criamos esse horário no final da tarde para atender os pedidos dos clientes que gostam de ver o por do sol aqui, que é muito bonito”, explica Soninha. De sexta a domingo, a chef atende casal ou grupos de até 12 pessoas. Mas de segunda a quinta-feira a reserva tem que ser para grupos de seis pessoas pelo menos.

 

São duas opções de menu degustação: um em quatro etapas com petisco + entrada + prato principal + sobremesa, no valor de R$ 90, e outro em sete passos com petisco + couvert + entrada + 1° prato + 2° prato + pré-sobremesa + sobremesa, por R$ 160. Soninha explica que a pessoa escolhe o menu de forma individualizada. O cliente pode levar sua própria garrafa de vinho, pois não existe carta de vinho. A cobrança da taxa de rolha é dispensada.

Paçoca com purê de banana e caviar de coentro (Foto: Ewerton Santos)

O Bule não tem cardápio fixo, pois Soninha gosta de trabalhar com produtos da estação, que estão sempre mais frescos. No entanto, a chef conversa com os clientes, no ato da reserva, para saber se a pessoa tem algum tipo de restrição alimentar. A partir daí, ela tem a liberdade para usar toda a sua criatividade, proporcionando uma experiência gastronômica enriquecedora, a começar pela apresentação, sabores e texturas dos pratos.

Sala interna climatizada, com ampla visão para a Lagoa do Bonfim (Foto: Soninha Benevides)

O restaurante funciona na chácara que Soninha frequenta desde a década de 1970, quando seu pai adquiriu a propriedade e construiu uma casa à beira da lagoa com uma linda vista. Os almoços e jantares transcorrem num clima informal, em que os clientes ficam muito à vontade.

 

Do salão principal, os clientes podem ver Soninha em ação, separada por uma meia parede com restante de vidro. “Essa proximidade é bacana porque eu consigo interagir um pouco com eles”, destaca a chef, que tem mais de 15 anos de atuação na área, com especialização em Portugal.

Vista da Lagoa do Bonfim a partir da área externa de O Bule (Foto: Ewerton Santos)

Da cozinha de Soninha saem pratos bem elaborados, que fogem do senso comum. Autoral como poucas na gastronomia do RN, a chef transforma produtos simples em pratos incríveis usando, por exemplo, a técnica da gastronomia molecular, que bem dosada consegue deixar um jantar cheio de boas surpresas e encantamento. E a refeição termina com uma xícara de café coado feito na hora.

 

Em O Bule, tudo está adaptado para esse momento de pandemia, em observância aos protocolos de segurança. Como a casa é ampla e só recebe até 12 pessoas por vez, o distanciamento social acontece de forma bem mais tranquila.

O Bule
Av. Doutor Severiano Lopes da Silva, 118
Lagoa do Bonfim – Nísia Floresta/RN
Reservas: (84) 99179-1255
Instagram: @obulebonfim