Notícias
Página anteriorComemorando o dia do chocolate…
| Fotos: Camila Rodrigues/Deguste |
![]() |
| Enquanto faziam compras, clientes puderam saborear as mais variadas marcas |
Chocolate é tão bom que tem um dia só para ele: 26 de março. A data marca o Dia Internacional do Chocolate e, para comemorar, o Supermercado Nordestão realizou degustação de diversos tipos em suas sete lojas. Além disso, os clientes receberam material informativo sobre os benefícios desta delícia. Mas não precisa ser especialista para saber que, pelo menos o bom-humor, é garantido após saborear uma barra desse doce.
E já que fazer comprar nem sempre é prazeroso para algumas pessoas, nada como adoçar a boca e os ânimos enquanto empurra o carrinho pelos corredores.
E por falar em chocolate, o Nordestão tem ovos de todas as marcas, preços e tamanhos, além de barras e caixas. E as vendas não param: a expectativa era um aumento de 15% em relação ao ano passado, mas o crescimento já está em torno de 90%.
Informações
![]() |
| Vendas de ovos aumentaram cerca de 90% no Nordestão |
O chocolate é apreciado o ano todo, mas o consumo é sempre maior na época da Páscoa. Rico em vitaminas, minerais, magnésio e ácido oléico, é uma excelente fonte de energia, apesar de seu elevado teor calórico, principalmente em gorduras.
Sustâncias contidas no chocolate podem ser benéficas à saúde e principalmente ao coração. A presença do ácido oléico, encontrado no cacau, é interessante para controlar os triglicérides (gorduras) e aumentar o bom colesterol (HDL).
Mitos e verdades
Verdade
O chocolate transmite sensação de prazer, promove bem-estar e alivia a tensão. O responsável por isso é uma substância chamada feniletilamina, que estimula a produção da serotonina (substância que atua no cérebro junto às emoções).
Mito
Um estudo realizado no Departamento de Dermatologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia demonstrou que o consumo de chocolate não estava relacionado ao desenvolvimento ou agravamento da acne.
Verdade
Ao contrário do que se pensa o consumo do chocolate não causa dependência ao organismo. O uso constante se dá porque as pessoas sentem prazer de comê-lo e não por imposição fisiológica ou psicológica.
Os diferentes tipos de chocolate
![]() |
| Atualmente, existem diversos tipos de sabores como ao leite, meio amargo e até de soja
|
Seja branco, ao leite, amargo, em pó ou diet, o chocolate é sempre irresistível. Mas além de delicioso, é um alimento calórico, rico em gordura e açúcar.
O chocolate amargo, é considerado o mais saudável, mas os nutricionistas alertam que ele não deve ser consumido em demasia. No caso do chocolate ao leite, a massa de cacau é substituída em parte por leite em pó, resultando em um gosto mais adocicado. Já o branco, contém manteiga de cacau. A versão diet não tem açúcar, por isso é indicada aos diabéticos.
Atualmente, já existe no mercado o chocolate de soja, criado para as pessoas que tem intolerância a lactose ou preferem consumir um alimento um pouco mais saudável.
Agora que você já sabe que não vai criar espinhas e que pode escolher entre os mais variados tipos, não tem desculpa e nem dieta para deixar de aproveitar a Páscoa saboreando um chocolate de sua preferência.





