Notícias
Página anteriorDegustação de cavas catalães em Sibaúma foi sucesso
Fotos: Rogério Vital/Deguste |
![]() |
Grandes marcas de cavas catalães, produzidos na Espanha, foram degustadas e aprovadas pelo público convidado durante evento em resort de Sibaúma |
![]() |
Sommelier Márcio Pinto de Oliveira apontou nuances e segredos do cava
|
O Institut del Cava, principal associação de bodegas da Espanha, promoveu uma degustação de cavas na noite dessa terça-feira, 19 de janeiro, no Kilombo 5Villas & Spa, em Sibaúma, litoral sul do estado, a 90 quilômetros de Natal. O instituto representa 95% de todos os cavas produzidos na região da Catalunha, no nordeste espanhol, assim como 98% das marcas exportadas. Dentre elas, as que fizeram parte do evento, como Pere Ventura, Juvé & Camps, Freixenet, Segura Viudas, Joan Raventós Rosell e Don Román, consideradas umas das melhores, já à venda no Brasil.
A degustação foi comandada pelo sommelier Márcio Pinto de Oliveira, especialista em cavas e atual diretor de degustação da Confraria de Sommeliers, em Belo Horizonte/MG. Em sua explanação, Márcio detalhou os processos de produção dos cavas, bebida que muito se assemelha ao champanhe, por também passar por um segundo processo de fermentação. “Assim como champanhes e espumantes, o cava é ideal para qualquer momento. É uma bebida para celebrar a vida com energia”, comentou.
Participaram do evento cerca de 35 pessoas. Dentre elas, estavam donos de restaurantes e adegas, como Paulo Rodrigues, do Guinza, Marcelo e Verônica Chianca, do Magazzino Vinhos & Cozinha, além de consultores como Gilvan Passos, Arthur Coelho e Jeferson Cunacia, entre outros nomes conhecidos do meio gastronômico. Na opinião de Marcelo Chianca, “o ideal é que tivéssemos um evento desse por mês. É uma excelente forma de divulgação. Já conhecia algumas marcas e estou analisando se haverá um casamento com algum deles”, disse, referindo-se à adoção de uma ou mais marcas apresentadas.
![]() |
![]() |
![]() |
Aos 37 anos de idade, o espanhol Eduardo Pérez é proprietário do Kilombo 5Villas & Spa, inaugurado há três anos. A degustação, segundo ele, marcou o lançamento das férias enogastronômicas que ocorrerão de 10 a 21 de março e terão como anfitriã a chef catalã Montse Estruch, do restaurante El Cingle, reconhecido com uma estrela no famoso Guia Michelin. “As férias serão exclusivas para hóspedes e em cada dia haverá uma programação diferente", disse, explicando a proposta do resort.
“A ideia foi criar um espaço onde os clientes se sintam em casa. São cinco vilas, cada uma com uma decoração diferente. A capacidade é de até 16 hóspedes, com serviços exclusivos de mordomo e chef particulares”, explicou. Após a degustação dos cavas, os convidados seguiram para a Villa Zumbi, onde houve uma pequena confraternização à base de petiscos e cavas. “Vamos inserir esses produtos no cardápio”, anunciou.
Cavas degustadas
Don Román Brut
Ganhadora de vários concursos internacionais, a bodega Don Román apresenta seu cava “Brut”, em que predomina a uva xarel.lo, e em menor proporção possui macabeo e parellada, uma segunda fermentação de 24 meses.
Segura Viudas Lavit Brut Nature
Segura Viudas é uma bodega criada no final do século XIX que leva a Sibaúma seu cava “Lavit Brut Nature, com segunda fermentação entre 18 e 24 meses. Suas uvas são 60% macabeo e 40% parellada.
Pere Ventura Tresor
Uma das “novas” bodegas catalãs, criada em 1992, a casa Pere Ventura foi criada por uma família que leva mais de 200 anos no mundo do cava. Para essa degustação apresenta “Tresor”, um cava com segunda fermentação de 24 meses e com 40% de uva macabeo, 40% xarel.lo e 20% parellada.
Juvé & Camps Cinta Púrpura – Reserva Vintage 2006
Criada em 1796, a bodega Juvé & Camps traz à degustação no Kilombo Villas seu Reserva Vintage 2006, uma maravilha que chega a ter uma segunda fermentação de até 30 meses. Suas uvas são as clássicas do cava: 45% Macabeo; 20% Xarel.lo, 35% Parellada
Freixenet Cordón Negro Brut Rosado
Uma das mais conhecidas marcas catalãs no Brasil, Freixenet mostra seu “Brut Rosado”, elaborado com uvas trepat e gamacha. Sua segunda fermentação leva de 12 a 18 meses.
Saiba mais
O cava tem dominado as áreas onde é produzido, e as três uvas principais são as variedades catalãs Macabeo, Parellada e Xarello. A palavra cava significa “bodega” e refere-se aos barris em que o espumante é produzido. Depois de escolhidas as uvas mediante um rigoroso controle de qualidade, acontece a primeira fermentação de cada variedade da fruta. Logo depois, os produtores decidem qual proporção desejam de cada uma e o vinho é feito com levedura, açúcar, sendo depois fechado com uma rolha.
As garrafas são armazenadas horizontalmente por pelo menos nove meses, e, às vezes, por muito mais tempo. Depois disso, são movidas diariamente e gradualmente inclinadas de modo que o sedimento de levedura concentre-se na boca da garrafa. Logo depois é eliminado o resíduo da garrafa, que será recheada com mais vinho e fechada com rolha. Então está pronta para ser etiquetada e enviada ao mercado.
A Espanha é o terceiro maior produtor mundial de vinhos do mundo, atrás apenas da Itália e França. Sua produção anual é de 36,8 milhões de hectolitros, embora detenha o título de maior área plantada com vinhedos. Em 2008, o país consumiu cerca de 90 milhões de garrafas de cava. Foram exportados 139 milhões de garrafas, sendo 330 mil para o Brasil.