Degustação Top Morandé é realizada pela Adega São Cristóvão

Publicado em 01 de outubro de 2010

Compartilhe:

Fotos:Benício Siqueira/Deguste
O evento aconteceu no espaço de degustação da Adega São Cristóvão

 
O espaço de degustação da Adega São Cristóvão, liderada pelo empresário Alexandre Santana, deu início nesta quarta, 29, a uma série de demonstrações dos vinhos Morandé. O evento contou com a mediação do consultor Gilvan Passos, seguido de um jantar harmonizado assinado pela chef Sônia Benevides, além de um excelente serviço do Maitre Oliveira que também é Instrutor do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa. “É um produto exclusivo, fruto de uma indicação de Gilvan que prestou uma consultoria e fez uma reformulação dos rótulos da casa”, diz Alexandre.
 
Antes de começar a degustação Gilvan explicou os critérios de avaliação dos vinhos e citou as propriedades dos escolhidos para a noite que foram: Edición Limitada Pinot Noir 2007, Edición Limitada Cabernet Franc 2007, Edición Limitada Carignan 2007, House of Morandé 2003. “São vinhos jovens, primorosamente elaborados, que não foram filtrados preservando assim as suas propriedades e têm o teor acima de 14%”, explica Gilvan.

Os rótulo da vinícola chilena Morandé degustados na noite

 
A degustação, que foi feita às cegas, teve como primeiro vinho o Pinot Noir 2007, produzido no Vale da Casablanca, a partir de uvas orgânicas (100% Pinot Noir), e apresenta aromas florais e de frutas adocicadas, é concentrado e com acidez aguda. 

Em seguida, com a presença de mais taninos, o Cabernet Franc 2007, produzido no Vale do Maipo, sua casta é de 100% Cabernet Franc. Possui mais equilíbrio e maior prolongamento de sabor, tem um aroma mais contido com notas de pimenta e nozes.

O terceiro vinho da noite e último da linha Edición Limitada foi o Carignan 2007 que apresenta tons de rubi com aromas frutais, café e especiarias. Uma evolução doce mas com acidez equilibrada marca o sabor do vinho.

Os pratos foram executados pela chef  Sônia Benevides

O último vinho da noite foi o Top da linha, o House of Morandé 2003 é produzido no Vale do Maipo, tem um corte feito com as uvas Cabernet Sauvignon (67%), Cabernet Franc (17%), Carmenere (10%) e Carignan (6%), ficou 18 meses em carvalho francês para maturação. O mais sofisticado e perfumado da degustação, possui aromas de madeira, baunilha, uma torrefação sutil e notas de especiarias como a noz moscada, cravo e pimenta. 

Todos os vinhos apresentados foram produzidos pela Viña Morandé, no Chile, propriedade do enólogo Pablo Morandé, uma excelente personagem em seu país, o primeiro a explorar o Vale da Casablanca. 

Os vinhos da Morandé são encontrados na Adega São Cristóvão e em alguns restaurantes da cidade

O jantar teve como entrada um Caldinho Verde com linguiça defumada e crisps de couve, harmonizado com o espumante Nero Brut Rosé. O segundo prato foi um Risoto de Pato defumado com molho de vinho que conversou harmoniozamente com o Morandé Merlot. Para fechar a noite, a sobremesa de Gateau de Chocolate Branco com cauda de frutas tropicais e o vinho Morandé Late Harvest para acompanhar.
 
Os vinhos da linha Top Morandé encontram-se à disposição na Adega São Cristóvão e em alguns restaurantes da cidade como o Camarões, Piazzale, Agáricus, Guinza, Abade, Santa Maria entre outros.
Alexandre Santana conta que já está sendo organizada a visita de Pablo Morandé a Natal.
 
Adega São Cristóvão
Av. da Integração, 2179
Natal/RN
Fone: (84) 4006-6370