Don Matias e Cantu promovem jantar harmonizado com vinhos argentinos Susana Balbo

Publicado em 28 de setembro de 2018

Compartilhe:

Fotos: Rogério Vital / Deguste
Matias Carvalho, do Don Matias Parrilla, falando ao público ao lado de Fabiana Oliveira, representante da Cantu, e a sommelière Lorraine Ricobene
 
O restaurante Don Matias Parrila, em parceria com a Cantu Importadora, promoveu, na última quarta-feira, 26, o seu primeiro evento, um jantar harmonizado com vinhos argentinos produzidos por Susana Balbo, uma das enólogas mais respeitadas da Argentina.
 
A sommelière Lorraine Ricobene fez a apresentação dos vinhos
 
Com a casa completamente lotada, o jantar foi servido em seis etapas, em que cada prato harmonizou com um vinho específico. A abertura do Tour Argentino, como o evento foi chamado pelos organizadores, foi feita por Fabiana Oliveira, representante da Cantu no Rio Grande do Norte.
 
Vinhos de alta qualidade, da marca argentina Susana Malbo, harmonizaram os pratos
 
Em seguida falou Matias Carvalho,  um dos sócios do restaurante, que fez um rápido histórico da sua experiência profissional em casas importantes como o Rubaiyat, em São Paulo, e a Cabaña Las Lilas, em Buenos Aires, onde trabalhou por quase 14 anos.
 
 
Para apresentar os vinhos aos mais de 100 clientes que prestigiaram o tour, a Cantu trouxe a Natal a sommelière Lorraine Ricobene. Antes dos pratos chegarem à mesa, ela falava um pouco sobre as principais característica de cada vinho, e de como ele harmonizava com o prato sugerido. O músico Joedson Silva encantou os clientes com seu famoso sax, entoando canções de jazz, MPB e hits internacionais.
 
Sfoglia de basílico, tomate em três texturas e azeitonas crocantes
 
O jantar teve início com uma Sfoglia de basílico, tomate em três texturas e azeitonas crocantes. O vinho que acompanhou foi o Crios Torrontés, fresco e com aroma de frutas brancas.
 
Carpaccio de salmão com molho de limão siciliano, azeite de oliva e mostarda Dijon
 
Uma harmonização clássica foi oferecida aos convidados no segundo momento do jantar, um Carpaccio de salmão com molho de limão siciliano, azeite de oliva e mostarda Dijon, acompanhado do refrescante Crios Rosé de Mabec, vinho leve e muito bom de beber, com bouquet de rosas e frutas vermelhas e com boa acidez.
 
 
Na sequência, foi servido um Leitão confitado com purê de batata baroa e pêssegos na pimenta rosa. A escolha do vinho foi o Tradicón Red Blend, que deixou o prato super equilibrado em boca. Este vinho envelhece 14 meses em barricas de carvalho e apresenta notas de frutas vermelhas maduras, tem bom corpo, é equilibrado e apresenta taninos macios.
 
O saxofonista Joedson Silva comandou a parte musical do evento
 
O Benmarco Cabernet Sauvignon escoltou muito bem  o carré de cordeiro acompanhado de risoto crocante de cogumelos e purê de couve flor. Mais encorpado, mantém a tradição dos vinhos argentinos com boa concentração de fruta.
 
Carré de cordeiro acompanhado de risoto crocante de cogumelos e purê de couve flor
 
O momento mais aguardado do jantar foi no quinto prato, quando foi servido o macio e saboroso Bife ancho acompanhado de mousseline de batata e alho, harmonizado com o maravilhoso Susana Balbo Brioso, vinho de muita complexidade aromáticas com notas de frutas negras maduras, tabaco e especiarias. É encorpado, tem taninos bem presentes mas equilibrados e com final de boca prolongado. Um vinho especial!
 
 Bife ancho acompanhado de mousseline de batata e alho
 
Como é de praxe, o jantar foi encerrado com sobremesa, uma Marquise de chocolate com mousse de doce de leite argentino, harmonizada com o vinho Susana Balbo Late Harvest Torrontés, que tem aroma de jasmim e um toque de frutas cítricas frescas. Em boca percebe-se notas de mel, lichia e pêra com bom dulçor.
 
Marquise de chocolate com mousse de doce de leite argentino
 
Diante do sucesso do evento, Matias Carvalho já prepara um novo jantar harmonizado para o dia 24 de outubro. Os vinhos e o menu ainda serão definidos.   
 
Don Matias Parrilla
Av. Praia de Ponta Negra, 8888
Ponta Negra – Natal/RN
Fone: (84) 3322-9800
Instagram: @donmatiasparrilla
Facebook: Don Matias Parrilla
 
Cantu Importadora
Fone: (84) 98136-2888