Empresários comemoram liberação das máquinas POS nos salões dos restaurantes

Publicado em 30 de maio de 2012

Compartilhe:

A partir de agora, os restaurantes do Rio Grande do Norte estão liberados para colocarem em prática o uso das máquinas POS (point of sales) diretamente nas mesas dos clientes na hora do pagamento das contas nos restaurantes. O pagamento via cartão de crédito nas próprias mesas facilita o fluxo e otimiza os serviços no dia a dia dos estabelecimentos. O decreto que normatiza o uso da máquina foi assinado nesta quarta-feira (30) pela governadora Rosalba Ciarlini.

Ela explicou que o Rio Grande do Norte é um estado turístico e que sabe receber seus visitantes, mas que precisa se atualizar e se modernizar. “Com a normatização do uso dessa maquineta estamos atendendo uma reivindicação da Abrasel, que vai melhorar os serviços prestados aos consumidores e fazer com que o RN possa também estar ainda mais preparado para a realização da Copa do Mundo", concluiu a Governadora.

Larissa Lopes, dona do restaurante Basílicos, em Petrópolis

A falta desse tipo de serviço nos restaurantes potiguares era uma reclamação antiga dos donos de restaurantes e, principalmente, dos clientes. “A maior reclamação dos nossos clientes, hoje, é o fato de ter que se levantar das mesas para irem fazer o pagamento. Se você for a São Paulo ou no Rio isso deixou de ser feito há muito tempo. Ontem mesmo um cliente reclamou pela falta dessa máquina e saiu chateado do restaurante”, comentou a chef de cozinha e dona do restaurante Basílicos, Larissa Lopes. 

Max Fonseca, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RN

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RN (Abrasel-RN), Max Fonseca, destaca que todo segmento gastronômico está feliz com a medida. “Há oito anos a gente luta por isso, pois o principal beneficiado será o cliente. Pode parecer brincadeira, mas os turistas que chegavam aos restaurantes do Rio Grande do Norte taxavam a gente de analfabeto tecnológico. Agora, o Governo do Estado entendeu efetivamente essa solicitação. Acredito ainda que isso vai refletir até mesmo no aumento da arrecadação”, disse.

Paulo Galindo ao lado da governadora Rosalba Ciarlini e da esposa, Claudia Galindo

O empresário Paulo Galindo, dono do Fogo & Chama, reforça o posicionamento da Abrasel e afirma: “Essa lei que estava em vigor era ultrapassada, pois vivemos em um mundo globalizado, com cada vez mais avanço da internet. Hoje, o Rio Grande do Norte tem o sistema tributário mais bem informatizado do Brasil e não tinha porque continuar com esse atraso nos restaurantes. Muita gente nos dizia que não ia ao restaurante no dia domingo, por exemplo, porque não queria passar muito tempo na fila. Ou seja, a proibição da máquina era um desserviço para os clientes e arranhava nossa imagem”.
 
Paulo Galindo ressaltou que a assinatura do decreto é um grande passo dado pelo Governo do Estado, que, segundo ele, teve sensibilidade para atender ao pleito do segmento. O empresário parabenizou ainda a atitude dos donos de restaurantes em se unirem para lutar por melhorias do sistema. “Só através das instituições de classe e uma luta unida é que elas podem sair de um lugar comum para um melhor”, frisou. 
 
O jornalista Benício Siqueira, diretor da Revista Deguste, destaca: “A medida foi bastante oportuna, pois o RN era um dos poucos estados em que a máquina não era permitida, gerando filas e desconfortos. Agora, o serviço como um todo vai melhorar bastante. Foi um avanço do Governo que vai agradar tanto os proprietários quanto os clientes”. 

Rosa Macedo, empresária da rede Abade de restaurantes

A empresária Rosa Macedo, dona dos restaurantes Abade, confirma que as filas formada para o pagamento com cartão de crédito comprometiam o andamento do serviço. “Há muito tempo os clientes reclamavam. Ficava muito chato eles terem que se levantar das mesas e esperarem alguns minutos em uma fila. Essa medida é muito boa e, sem dúvida, o serviço vai melhorar bastante. O próprio garçom poderá operar a máquina”.
 
A partir de agora, a Secretaria Estadual de Tributação irá abrir cadastros paras os restaurantes interessados em usar as máquinas POS nos salões dos restaurantes. “Assim que começar o processo de cadastramento vamos entrar. A comodidade dos clientes não tem comparação. Achamos ótima essa medida, pois recebíamos muitas queixas. Clientes de outros estados, por exemplo, vinham para cá e saiam reclamando”, completam os empresários Joelson Leite e Michelle Mognatti, do restaurante Lotus Japanese Coisine, em Ponta Negra.
 
Michelle Mognatti e Joelson Leite, do restaurante Lotus Japanese Coisine