Essência do Vinho: Enófilo potiguar participa de evento internacional de vinhos

Publicado em 25 de fevereiro de 2013

Compartilhe:

O enófilo potiguar Erich Rodrigues, que também é membro da Academia do Vinho, esteve em Portugal, neste mês de fevereiro, e participou da décima edição do Essência do Vinho. O evento internacional aconteceu no Porto, de 7 a 10, reunindo três mil rótulos de 350 produtores diferentes de vários países.

 
“Essa feira é considerada uma das mais importantes do mundo na enologia, pois consegue juntar vinhos de alto nível. Todos os produtores presentes ao evento colocaram à mostra o que tinham de melhor”, destaca Erich Rodrigues. A mostra reunia espumantes, vinhos brancos, tintos e, claro, do Porto.

   
Porém, também foram realizadas degustações especificas. Uma delas, chamada Vinhos Do Porto de Sonho, foi presenciada pelo enófilo potiguar. A degustação foi comandada pelo famoso crítico de vinhos Rui Falcão, tendo seis vinhos que atingiram pontuação máxima pela revista WINE – A Essência do Vinho.

 
“Foi uma das experiências mais impressionantes que pude ter com o vinho. Nessa degustação, por exemplo, pude beber vinhos como o Tributa e Wiese & Krohn, que é de 1863, e o Andresen, produzido em 1910. Mesmo com tanto tempo, esses vinhos ainda apresentaram frescor muito agradável e sabores completos”, destaca.

 
Erich Rodrigues afirma que essa foi a primeira vez que participou do Essência do Vinho e destacou que o evento deverá ser realizado no Brasil. “Eles estão entrando agora em uma fase de expansão do projeto, tanto que anunciaram para o mês de maio uma superdegustação na cidade do Rio de Janeiro.