Publicado em 01 de novembro de 2012
Fotos: Rogério Vital / Deguste
Natal recebeu ao longo desta semana uma das etapas do 1° Desafio Queulat, promovido no Nordeste pela importadora Cantu, com objetivo de promover uma competição entre restaurantes para harmonização de vinhos. Após três noites em três restaurantes diferentes, os participantes fizeram uma avaliação positiva, considerando os pratos e os vinhos de alto nível.
A capital do Rio Grande do Norte foi a terceira cidade a participar do Desafio. Antes, Fortaleza e Recife já receberam o projeto. A próxima cidade será Salvador. A representante da importadora Cantu no Nordeste, Beatriz Maggioni explica que o projeto consiste em se pegar a linha Queulat Grand Reserva, da Ventisquero, de uvas diferentes, e sortear entre três restaurantes de cada cidade. A partir daí, os chefs têm que preparar pratos dos seus cardápios harmonizando com os rótulos. A combinação entre comida e vinho passa pelo crivo de cinco jurados. Em Natal, os restaurantes participantes foram: Buongustaio, Lótus Japonese Fusion Cuisine e Dois Vinhos e Gastronomia.
 |
|
Acima, os chefs Joelson Leite e Elias Nascimento. Abaixo os chefs Severo Marques e Ana Roberta, com Beatriz Maggioni, da Cantu |
O jantar do Buongustaio foi realizado na segunda-feira (29). O chef Elias Nascimento preparou como entrada um Ragu de Vitelo – Carne nobre de Vitelo, marinado com especiarias, preparado em leve porção e servido sobre massa folhada do Buongustaio. Ela foi harmonizado com um vinho Cabernet Sauvignon 2007. Como prato principal, o chef preparou um Tesce ao Pepi – Darde de Peixe servido com galette de aspargo verde ao creme triplo, acompanhado de arroz aromatizado com uvas brancas frescas. Prato foi harmonizado com vinho tinto Syrah 2009. A sobremesa servida foi Conceito Silvestre – creme de mascapone, biscoito Savoyaard e culis de frutas silvestre. O vinho sorteado para ela foi um vinho Sauvignon Blanc 2011.
Já o Lotus, do chef Joelson Leite, serviu como entrada o Mix de frutos do mar em Supe di Poisson, com caldo feito com peixe de pedra, bouquet garni, vinho branco e manteiga. O prato harmonizado com Chardonnay 2010. O prato principal, por sua vez, foi Salmão Missoyaki (marinado em saquê) em cama de fettuccine, com molho de shimeji e crocante de surikake. Ele foi harmonizado com um vinho Carménère. A sobremesa foi Crepe suflê de chocolate amargo recheado com calda de mix de berries (amoras, framboesa, mirtillo e morango), ao perfume de especiarias (curry e cargamomo). Ela foi harmonizado com um vinho tinto Cabernet Sauvignon.
Pratos do Lotus Japanese Cousine
Nesta quarta-feira (31), foi a vez do Dois Vinhos & Gastronomia, dos chefs Severo Marques e Ana Roberta. Como entrada, eles serviram o Bacalhau de Bistrot – Bacalhau em lascas confitado, guarnecido com dois purês (espinafre e mandioquinha) e coulis de tomate defumado. O vinho harmonizado foi um Chardonnay. Já o prato principal foi o Ossobuco à moda do Dois – Ossobuco e cordeiro guarnecido com polenta de ervas e cogumelos ao perfume de azeite de manjericão. A harmonização foi feita com um vinho Syrah. A sobremesa da noite foi Petit gateau de 4 queijos (gorgonzola, parmesão, requeijão cremoso e cream cheese) servido com calda de pinot noir e frutas secas. O vinho que acompanhou foi um pinot noir.
Pratos do Dois Vinhos & Gastronomia
A comissão julgadora em Natal era formada Michele Maisto, titular das colunas Letras&Pratos (Tribuna do Norte) e Omnivorum (Revista Deguste); o enófilo e médico Helmano Marques (blog Vino Divino Vino); o diretor da revista Deguste, Benício Siqueira, e Cinthia Lopes, editora do caderno Viver/Fim de Semana da Tribuna do Norte. Para Cinthia Lopes, o nível dos pratos e dos vinhos foi muito bom. “Não temos dúvida que cada um eles fez o melhor dentro do seu universo gastronômico. Gostamos também desse modelo de desafio e acreditamos que ele poderá ser repetir e adaptado para outras circunstâncias”, destacou.
Michele Maisto, outro jurado, destacou: “tivemos nesses três dias boas surpresas e também gastaria de ressaltar a coragem dos participantes, pois não é fácil se submeter a uma avaliação dessas e um desafio com restaurantes de outros estados”. Ele comentou ainda que esse de projeto eleva o nível da gastronomia, bem como estimula a crítica.
De acordo com Beatriz Maggioni, representante da importadora Cantu no Nordeste, o resultado final do 1° Desafio Queulat será apresentado no dia 21 deste mês por Hugo Salvestrini, gerente de vinhos da Alta-Gama e enólogo da Viña Ventisquero. O 1º lugar de cada cidade receberá a linha Queulat completa mais uma bonificação. Já o vencedor geral entre os estados terá direito a uma viagem ao Chile, com direito a acompanhante, para conhecer a vinícola Ventisquero.
Importadora Cantu
Beatriz Maggioni
Fones: (81) 3455-3944 / (84) 8136-2888