Exótica Restaurante é novidade em Pipa

Publicado por Isabela Santos em 13 de março de 2020

Compartilhe:

O aconchegante salão interno é climatizado para dar mais conforto

A exuberância dos mosaicos coloridos, esculturas e referências indianas, chinesas e árabes há anos atraem a admiração e as câmeras de quem passa pela frente do “Exótica”, uma espécie de templo situado na Avenida Baía dos Golfinhos (após a Praça dos Pescadores), principal e mais badalada via da praia de Pipa, em Tibau do Sul.

Maria Garrido e Mirko Spano são os donos do Exótica

Desconhecido pela maioria dos curiosos, o interior do espaço, finalmente, foi revelado. Um casal de empresários europeus comprou o prédio em 2014 e, em janeiro deste ano, após reforma, inaugurou o Exótica Restaurante, de comida contemporânea.

Monumento foi idealizado pelo artista americano James John O’Connor

O monumento foi idealizado pelo artista americano James John O’Connor, que se dedicou à construção por longos 10 anos, tendo sido iniciada em 2001. A conclusão da obra foi assinada pela engenheira Jaqueline Alexandre e a decoração, pelo estúdio de arquitetura de Camila Moraes, que conseguiu modernizar os ambientes conservando a originalidade.

Casa serve muitos drinks clássicos e autorais

“O lugar é uma peça de arte. Ao comprar, nós achamos melhor manter a identidade. E isso nos rendeu bastante trabalho. Foi complicado eleger cada elemento novo para não pesar no ambiente cheio de muitas referências”, conta a empresária espanhola Maria Garrido, que conduz o empreendimento com o marido, o italiano Mirko Spanu.

Gnocchi tartufo é de batata, feito a mão, com trufa cremosa e queijo parmesão

“Algumas pessoas já perguntaram se fazemos comida indiana. A gente explica que a decoração não tem muito a ver com o conceito da gastronomia trabalhada. A intenção foi conservar o trabalho do artista James, em respeito a ele, e por já fazer parte da história e da paisagem de Pipa”, esclarece.

Moussaka de berinjela tem queijo de cabra, molho branco e ervas aromáticas

O Exótica acomoda 55 pessoas e conta com pátio que emoldura uma grande palmeira trazida de Dubai pelos novos proprietários. Há uma pequena loja de roupas e, em breve, será também pousada.

Dumplings de pato é feito com massa caseira e o pato é cozido a vapor com molho de manteiga e limão

O cardápio servido foi montado pelo chef italiano Walter Benenati, que veio de Londres, onde vive, especialmente, para desenvolver as receitas. O profissional tem mais de 20 anos de experiência e tornou-se conhecido por trabalhos em restaurantes como Daphnes e Sartoria, em Londres; Le Cirque e San Domenico, em Nova Iorque, e Sapori e Vini, no Líbano.

Restaurante ainda tem um bonito ambiente externo

O menu passeia pela gastronomia internacional e é dividido em pratos frios, fritos, carnes, pescados, saladas e vegetarianos. São 32 opções incluindo entradas, pratos principais e sobremesas, além de acompanhamentos extra. O bar também se destaca. A diversidade de bebidas se une aos drinks tradicionais e da casa, pelas mãos do bartender Rogério Rosemberg.

 

Mirko ressalta que os produtos usados são da melhor qualidade. Hambúrgueres, pães, sobremesas, massas: tudo é feito na cozinha por uma equipe que tem reproduzido fielmente os pratos de Walter. “Toda a farinha usada é 00, trazida da Itália, a mais refinada e pura”, exemplifica.

Filé mignon à Guatemala é assado com abacaxi grelhado e coentros

É com essa farinha que são preparados os Dumplings de Pato, feitos de uma massa caseira super leve com recheio de pato cozido ao vapor com molho de manteiga e limão. A casa também oferece o Gnocchi Tartufo, nhoque de batata tradicional feito à mão, com trufa cremosa e queijo parmesão também italiano.

Robalo assado marinado em Miso com espinafre frito e arroz integral

Entre as sobremesas, destacam-se a Torta de chocolate, preparada sem adição de açúcar e finalizada com calda de laranja. O cacau usado é da Bahia, com 68% de pureza. “Até quem não gosta de chocolate, elogia essa torta”, conta Maria Garrido, apontando, ainda, as Seadas como importante prato adotado pelo estabelecimento. Trata-se do doce mais tradicional da Sardenha e é feito com uma massa frita, recheada com queijo e coberto com mel de laranja.

 

O Exótica já começa a chamar a atenção do público mais gourmet, que frequenta Pipa. Os seus pratos, contemporâneos e bem elaborados, estão sendo bastante elogiados, resultado de um trabalho de muita dedicação por parte do casal, que recebe com muita simpatia os clientes. “Jantar em nossa casa em sido uma experiência muito agradável. É comum as pessoas voltarem para provar outros pratos”, revela Maria Garrido.

O Exótica Restaurante abre de domingo a quinta-feira, das 19h às 23h e às sextas e aos sábados, o horário se estende até as 23h30.

Equipe de trabalho do Exótica reunida

 

Exótica Restaurante
Av. Baía dos Golfinhos, 980
Praia da Pipa – Tibau do Sul/RN
Fone: (84) 99864-2467
Instagram: @exoticapiparestaurante
Facebook: /ExoPipa