Feira do Camarão agrega inclusão social

Publicado em 08 de junho de 2011

Compartilhe:

Foto: Canindé Soares
 
Trabalhadores rurais que se tornaram empresários da aquicultura e pesquisas recentes sobre o aproveitamento de pele de peixe para a confecção de acessórios são alguns dos ingredientes encontrados na Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura. O evento integra a Fenacam, que teve início na última segunda (6) e segue até sexta (10).

A Feira ocorre no Pavilhão Morton Mariz de Faria, localizado no Centro de Convenções de Natal, com mais de 300 estandes dispostos numa área de 4 mil m². Nesse espaço, empresários brasileiros e estrangeiros expõem serviços e produtos, além de compartilharem conhecimento de novas tecnologias.

Entre os expositores está a Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon), que a apoia 38 famílias no Baixo Sul da Bahia com assistência técnica. Um dos cooperados presentes na Feira, Lourival Grima, afirma: “eu já fui invasor, assentado rural e hoje sou um empresário da aqüicultura. Os negócios estão indo bem, minha vida melhorou 100%. A produção está tão boa que vendemos uma tonelada de tilápia para a Fenacam”.

Outro estande que chama a atenção dos participantes é o da Embrapa, onde acontece a exposição de casacos, bolsas e diversos acessórios produzidos com pele de peixe. A pesquisadora responsável, Maria Luiza Souza, assegura que é possível produzir produtos variados a partir do peixe. 

“Através de diferentes processos podemos confeccionar mantas, bolsas, pastas com a pele de tilápia. Outro produto que nós desenvolvemos é a farinha de peixe que é mais nutritiva e ainda dá para produzir biscoitos, macarrão, e hambúrguer”, declara a pesquisadora.

Além da Feira Internacional, a Fenacam e a WAS 2011 apresentam uma vasta programação técnica, em que os congressistas assistem às palestras referentes ao tema central “Aquicultura para um mundo em transformação”. 

Para os dois últimos dias do evento, quinta (9) e sexta (10), o atrativo é o Festival Gastronômico de Frutos do Mar, que funcionará 12h às 15h e das 19h às 22h, com quatro diferentes opções de pratos de camarão e duas de peixe, especialmente desenvolvidos pelo restaurante Paçoca de Pilão. O valor do prato individual é R$ 16.