Festival da Cachaça comemora mais um ano de sucesso em Pirangi

Publicado em 29 de janeiro de 2011

Compartilhe:

Fotos: Thyago Macedo / Deguste
Amantes da cachaça tiveram mais de dez opções para degustar


Um evento que se tornou tradicional no verão de Pirangi é o Festival da Cachaça. Todos os anos, um grupo de amigos organiza a festa que reúne centenas de amantes da bebida. Neste sábado (29), o restaurante Paçoca de Pilão recebeu a sétima edição do Festival. Pelo menos 400 pessoas degustaram mais de dez tipos de cachaças e dançaram ao som da banda Pé de Urtiga.

 

Área de eventos do Paçoca de Pilão foi especialmente decorada

A festa, que na verdade expressa o sentimento de confraternização, teve início em 2005, a partir de uma ideia dos amigos Demétrios Fernandes, Ricardo Medeiros e Alexandre Érico. "No início, cada um trazia uma cachaça diferente. Chegamos a reunir 42 tipos de cachaça", lembra Demétrios Fernandes.
 

Organizadores do Festival expressam sentimento de amizade

Ele comenta ainda que os dois primeiros anos de festival foram no improviso. "A coisa começou a ficar mais séria no terceiro ano, quando realizamos aqui no Paçoca de Pilão", ressalta. De acordo com o organizador, o evento fez sucesso e, por isso, cresceu. Com uma quantidade maior de frequentadores, eles sentiram a necessidade de confeccionar camisas personalizadas.

Tradicional alambique também esteve presente no VII Festival da Cachaça


"Também no terceiro ano implantamos as camisas e o valor simbólico para os participantes. Hoje, teríamos um público bem maior, mas preferimos limitar para 400", conta Demétrios.
A maioria dos degustadores de cachaça são amigos e familiares dos organizadores. Nesta sétima edição, além das variadas opções, os participantes também tinham direito a refrigerante, feijoada, carne, e, claro, a um bom forró pé de serra, que ficou por conta da banda Pé de Urtiga.

 

Cachaças como Samanaú (Ouro e Prata), Gota Serena e Maria Boa foram oferecidas

A festa começou às 14h e seguiu durante todo o sábado. O Festival da Cachaça é realizado todo os anos, sempre no último sábado do mês de janeiro. "A seleção de cachaças também valoriza as que são produzidas no Rio Grande do Norte. Neste ano, fechamos uma parceria com a Samanaú, que forneceu boa parte das bebidas", revela.

As opções passam pelas famosas Gota Serena, Maria Boa, a própria Samanaú, disponíveis nas séries Ouro e Prata, além da Serra Pelada, Papary, Mucambo, Seleta e Gabi. Aos que perderam o Festival, resta esperar o verão de 2012 e garantir um lugar no restaurante Paçoca de Pilão.