Festival de Pau dos Ferros consolida o Oeste como pólo gastronômico

Publicado em 12 de setembro de 2011

Compartilhe:

Fotos: Canindé Soares / Deguste
Escondidinho do Alto Oeste foi uma das estrelas gastronômicas

A região do Alto Oeste Potiguar deu sinais de que pode despontar como um pólo atrativo para eventos e iniciativas gastronômicas sustentadas. Exemplo disso foi a realização, nos dias 1 e 4 de setembro, do IV Festival Gastronômico de Pau dos Ferros, uma iniciativa de uma empresa particular, a Ira Marketing & Eventos, que conta com o apoio decisivo da Prefeitura Municipal e uma rede de patrocinadores que todos os anos garante a estrutura necessária para que a festa aconteça.

Sushiman Erilson Bonifácio deu oficina de comida oriental

O Festival de Gastronomia é montado dentro da Finecap, a grande feira de empreendedorismo da região, provavelmente a maior reunião pública realizada no Alto Oeste. Milhares de pessoas superlotam a Praça de Eventos de Pau dos Ferros em busca de diversão, shows musicais e boa gastronomia. A Praça de Alimentação, exclusiva para os restaurantes, é erguida em um espaço ao lado dos camarotes da Finecap, o que garante um excelente fluxo de visitantes.

Oficinas reuniram dezenas de pessoas durante as noites de Festival

Paralelo ao funcionamento dos restaurantes, a organização monta uma tenda climatizada onde chefs de cozinha, gourmets e professores/ alunos do curso de cozinheiro básico do Senac de Mossoró realizam oficinas e se esmeram em aproximar as teorias da alta gastronomia e a finesse da enogastronomia do público presente. 

Ismaelson Rego, organizador do eveno, ao lado do ministro Garibaldi Filho, do chef Arthur Coelho, do prefeito Leonardo Rego, e do vice, Fabrício Torquato

Alguns profissionais de excelente reputação no mercado potiguar abrilhantam a festa: o consultor Arthur Coelho (colunista desde a edição número 1 da DEGUSTE), o sushiman Erilson Bonifácio, de um dos mais badalados  restaurantes de Natal, o Pinga Fogo, e Dona Adalva Rodrigues, do famosíssimo Restaurante Paçoca de Pilão, são figuras que agregam valor ao festival.
 
Estrutura, agenda e grandes nomes
Polenta de ragout de ossobuco   Bolinhos também estiveram no cardápio

Entre as grandes cidades do Estado, Pau dos Ferros é a que mais distante fica de Natal. São 406 km. Só este fato já seria um grande desmotivador para a produção de um evento tão complexo quanto um festival de gastronomia que requer logística específica para ser feito. 

Maça Potiguara foi apresentada durante as oficnas do Festival

Apesar das dificuldades, o evento no Alto Oeste acontece com um bom padrão de funcionamento e até com especial glamour, o que garante, todos os anos, a presença de autoridades importantes do cenário político estadual que sempre dispensam um horário na agenda para visitar à tenda das oficinas gastronômicas. Este ano, por exemplo, estiveram por lá governadora Rosalba Ciarline e o senador Garibaldi Filho.


Segundo o organizador do festival gastronômico, Ismaelson Rego, a realização dos festivais só é possível por causa do cumprimento rigoroso de uma agenda que começa a preparar o próximo evento logo após o atual acaba, a perseguição contínua pela melhor estrutura e a garantia do apoio de grandes nomes e marcas que, por si sós, agregam valor ao festival. 

Mesa de sushis foi especialmente montada na tenda gastronômica

Este ano, por exemplo, o Café Santa Clara montou um stand para distribuir café espresso e até cafés especiais como o vienense em praça pública, atraindo filas de pessoas para degustações gratuitas. A Slup, uma marca de sorvetes de Caicó, com atuação em dezenas de cidades do interior, também tinha um stande de vendas e um percentual de produtos para distribuir gratuitamente ao público participante das oficinas gourmets.

Elementos da terra foram valorizados durante os cursos Cleide Nogueira e Leonardo Dantas Neto, donos da Slup Sorvetes

Outros nomes levaram sua experiência para a praça pública, entre eles o chef Lula Fagundes (do antigo Bistrô Chez Louis), de Natal, e o diretor do Hospital Regional de Pau dos Ferros, Etelânio Figueiredo, inveterado consumidor de vinhos, incentivador da enogastronomia na região e clientes das boas lojas de Natal que colaborou fazendo uma palestra sobre vinhos e comida, com harmonização de pratos elaborados pelo chef Arthur Coelho.