Publicado em 26 de julho de 2011
Fotos: Rogério Vital / Deguste |
 |
Governadora Rosalba Ciarlini entrou no clima da cozinha do Festival de Martins |
A sétima edição do Festival Gastronômico e Cultural de Martins confirmou a força turística e o potencial do município no segmento gastronomia. Neste fim de semana, milhares de pessoas subiram os 745 metros de altitude para prestigiar o evento.
Neste ano, a organização do Festival deu ênfase a alguns produtos da região, principalmente, a carne de porco. Esse tipo de carne é bastante consumida entre os moradores de Martins, que também dispõe de várias criações de suínos.
 |
Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, também visitou a Cozinha-Show |
Com isso, vários chefs de cozinha que participaram do evento ministraram oficinas com pratos a base da carne de porco, bem como usando carne de boi, cordeiro da serra e pescados, como o tucunaré. Centenas de pessoas acompanharam as oficinas na nova “Cozinha-Show”.
Essa, aliás, é uma novidade. O coordenador do Festival, empresário Walde Faraj, conta que a cozinha ganhou uma bancada de inox, tendo capacidade para servir até 1.600 pessoas. O novo espaço tinha uma área interna (cozinha fechada) e outra para espetáculo com pavilhão de 10m x 25 m quadrados.
A sétima edição do Festival de Martins teve patrocínio do Governo do Estado e Prefeitura de Martins, além de parceiros como Flor de Sal (Cimsal), Multibar, Ligzarb, Tecnox, entre outros. O evento também integra o‘Circuito das Serras, no qual estão o Festival de Portalegre (dias 12, 13 e 14 de agosto), Lagoa Nova, na primeira semana de setembro, e o de Monte das Gameleiras (já realizado).