Notícias
Página anteriorFestival Gastronômico e Cultural de Martins retoma com muitas inovações em sua 14ª edição
Texto: Ramon Ribeiro
Após dois anos de pandemia e sem a realização do Festival Gastronômico e Cultural, a Prefeitura de Martins volta a realizar o tradicional Festival. O evento, que chega a sua 14 ª edição, está agendado para os dias 29, 30 e 31 de julho, e terá como placo o mesmo local: na charmosa Praça Almino Afonso, no centro da cidade. E, como sempre, a programação é toda gratuita.
Para a prefeita Mazé, há grande otimismo com a retomada do festival. “Desde o anúncio da data do evento deste ano, a repercussão tem sido muito positiva. O festival é um ponto fora da curva no Estado, uma vez que alia ótima gastronomia, clima agradável e o melhor da cultura potiguar. Conquistamos um público cativo ao longo de tantas edições. É um evento que impacta não só a cidade, mas toda a região ao redor”, comenta a gestora.
A gestão local já está trabalhando nos preparativos a todo o vapor, na certeza de proporcionar muita diversidade em culinária, cultura e música de qualidade, com expectativa de atrair milhares de visitantes e turistas do Rio Grande do Norte e demais regiões do Brasil. Assim, para este ano, a Prefeitura está preparando uma série de novidades. Uma delas é a tenda gastronômica e cultural, onde serão ministradas oficinas e workshops de culinária, artesanato e música. A parte de vinhos será ampliada e ganha consultoria do enólogo Gilvan Passos. O concurso de melhor prato também foi reformulado, bem como o corpo de jurados, que ganha uma composição mais qualificada, e os pratos participantes serão fomen tados dentro da cidade durante todo o ano.
Participam desta edição sete restaurantes, além de seis estabelecimentos, dentre bares, docerias e lanchonetes. Há, ainda, uma praça com oito food trucks. A prefeitura também está com um olhar especial para o público infantil neste ano e, em breve, vai anunciar boas novidades para a criançada.
Na parte musical, serão mais de 20 atrações, contemplando estilos que vão do jazz ao forró, passando pelo pop rock e soul música. A programação também conta com exposição de cultura, arte e lançamento de livros.
Para o secretário de Administração do Município, Flávio Júnior, o festival tornou-se parte importante da economia local. “Existe a Martins de antes e depois do festival. Hoje, a cidade tem uma das maiores redes hoteleiras do Estado. São mais de mil leitos. Ainda assim, não damos conta do público”, conta o secretário. “Muitos moradores alugam suas casas e municípios vizinhos recebem parte dos visitantes. Estamos muito felizes em retomar o festival depois de dois anos de pandemia. E por isso estamos preparando um grande evento”.
Diante de tamanha expectativa, os trabalhos e preparativos seguem, e a serra de Martins estará de portas abertas para receber a todos que gostam de vivenciar um Festival que exala beleza, charme, cultura e muita alegria.
14º Festival Gastronômico
e Cultural de Martins
De 29 a 31 de julho
Praça Almino Afonso, Centro
Instagram: @prefeiturademartins